Como a digitalização da jornada do cliente impacta as empresas?

A digitalização da jornada do cliente já é uma realidade para empresas de diversos segmentos, que precisam fornecer uma experiência predominantemente digital para atender às expectativas do público.

Essa transformação já afetou uma série de setores. Um exemplo disso é o modelo de negócio dos bancos digitais, que atuam com o relacionamento completamente digital. Inclusive, essa atividade também forçou mudanças dos serviços financeiros tradicionais, que precisaram se tornar mais digitais para competir nesse novo cenário.

Portanto, mesmo empresas que não nasceram já com um modelo de negócio digital têm que se adequar a essas demandas para proporcionar uma jornada do cliente digitalizada. Saiba mais a seguir!

Veja também: Estratégia de relacionamento com o cliente: como conhecê-lo e oferecer o que ele precisa?

O que gestores avaliam sobre a jornada digital?

O relatório State of Marketing, da Salesforce, revelou que 91% dos profissionais entrevistados adotaram a jornada do cliente como parte da estratégia do negócio. Isso demonstra a forte adesão à solução, mas não para por aí. Confira mais dados:

  • 89% dos participantes afirmam que a digitalização da jornada do cliente contribui no engajamento;
  • 90% afirmam que houve crescimento de receita após a adoção de práticas voltadas à jornada;
  • 88% relatam que a estratégia melhorou a retenção de clientes;
  • 72% desejam ampliar o investimento em marketing com foco em inteligência de negócios a partir de cálculos preditivos.

Verifica-se assim que a digitalização da jornada do cliente já é uma realidade nos negócios, apresentando benefícios significativos às marcas.

Saiba mais: 3 dicas para otimizar a jornada do cliente com comunicação omnichannel

5 benefícios de digitalizar a jornada do cliente

A ampliação do acesso às ferramentas e às tecnologias móveis transformou definitivamente o modo como marcas e clientes se relacionam.

A digitalização da jornada do cliente é apenas mais uma forma de como essas tendências se manifestam e se consolidam, proporcionando vantagens a todos os envolvidos. Veja os principais benefícios:

1. Redução de custos

As ferramentas digitais diminuem a dependência da empresa dos atendimentos humanos. O que faz com que a inovação afete diretamente os custos com o SAC, podendo operá-lo de forma eficaz e com menor orçamento.

Saiba mais: 3 dicas para redução de custos na empresa de cobrança

2. Aumento no nível de satisfação dos clientes

A jornada do cliente digital tem opções de autoatendimento que garantem a praticidade, alta disponibilidade e agilidade para que o cliente resolva às demandas autonomamente.

Dessa forma, o consumidor fica mais satisfeito com a marca devido à ampliação dos canais e recursos para contato.

3. Fidelização do público-alvo

Como visto na pesquisa da Salesforce, a digitalização da jornada do cliente tende a reter e fidelizar o público. Afinal, é possível garantir uma experiência mais personalizada, focada nas necessidades dos clientes e com rápida da resolução de demandas.

Saiba mais: Como criar conexão emocional e aumentar a fidelização com os clientes

4. Aumento dos lucros

A redução de custos somada à maior produtividade e efetividade das soluções adotadas faz com que haja um impacto direto nos rendimentos da empresa. O que garante um crescimento sólido.

5. Facilidade de escalar o negócio

A adoção de soluções flexíveis é determinante para que a empresa possa expandir a atuação sem prejuízos à qualidade do atendimento prestado.

Os sistemas digitalizados são facilmente escaláveis. O que garante que a empresa tenha essa prerrogativa sem a necessidade de investimentos que comprometam a expansão em si.

Como a plataforma omnichannel proporciona esses resultados?

Para obter os benefícios decorrentes da digitalização da jornada do cliente, a empresa precisa investir em tecnologias adequadas, como a plataforma omnichannel.

Esse tipo de ferramenta garante que as abordagens e interações com os clientes possam ocorrer em múltiplos canais e também em meios digitais, como e-mail, chat, redes sociais e outros.

Com a solução, é possível personalizar a comunicação, proporcionar automação do atendimento de forma humanizada, mapear a jornada do cliente e garantir maior satisfação do cliente.

Leia também: Como automatizar o atendimento ao cliente com tecnologia e estratégia omnichannel

A Olos Tecnologia é especializada em soluções de relacionamento com o cliente, incluindo o OlosChannel, uma plataforma omnichannel que utiliza inteligência de dados para uma estratégia digital mais assertiva.

Com isso, a ferramenta faz o mapeamento da jornada do cliente, digitalizando e automatizando etapas do processo de atendimento, e garante a personalização da experiência de acordo com as preferências do consumidor.

Além disso, o OlosChannel possui um agente digital integrado que proporciona uma experiência de autoatendimento. O Olos Web Interactive (OWI) é uma solução de atendimento digital exclusiva da Olos, com plataforma visual, sonora e interativa, e executa ações de SAC, vendas e cobranças, do início ao fim do processo, sem a interferência de agentes humanos.

Quer digitalizar a jornada do cliente da sua empresa? Conheça aqui o OlosChannel!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta