7 questões que ajudam a entender o comportamento do consumidor

Compreender o comportamento do consumidor é determinante para desenvolver estratégias e ações de relacionamento mais relevantes. Afinal, ao identificar o perfil do cliente, é possível personalizar o atendimento e agregar valor à experiência com a marca.

No entanto, vale lembrar que o perfil do consumidor moderno mudou enormemente com as novas tecnologias. Neste cenário, as empresas precisam entender o comportamento do consumidor para tomar melhores decisões, direcionar esforços e desenvolver práticas mais assertivas.

Qual a importância de conhecer o comportamento do consumidor?

Cada vez mais, as abordagens de vendas devem ser personalizadas e voltadas aos nichos específicos com interesse no produto ou solução. Isso é fundamental para atender às expectativas dos clientes e superar a alta competitividade do mercado.

Dessa forma, não basta identificar que seu produto atende a determinado público. Mas é necessário compreender as características do consumidor, visando identificar canais, preferências e abordagens mais eficientes.

Com isso, conhecer o comportamento do consumidor permite desenvolver ações alinhadas ao perfil. E, consequentemente, as empresas aumentam as chances de sucesso.

A seguir, conheça 7 informações valiosas que devem ser coletadas para definir o público-alvo e mapear o seu perfil.

Leia também8 tendências que impactam o comportamento de compra do consumidor

1. Perfil profissional

O perfil profissional diz muito sobre os dados empresariais do cliente, como cargo, departamento, segmento e negócio. Isso auxilia na construção de estratégias relevantes para este tipo de profissional e também para atrair mais prospects com este perfil.

2. Status do usuário

Como o cliente está posicionado atualmente em relação à empresa? Essa informação ajuda a identificar o status do cliente. Por exemplo: se ele está em uma jornada de compra, se usa o software ou serviço vendido, se pode dar um upgrade no plano ou está no intervalo entre compras.

Este quesito permite saber quais consumidores estão engajados e podem voltar a comprar da marca.

Além disso, indica quem não manteve um relacionamento, ficou desinteressado ou insatisfeito com o produto ou serviço. O que mostra a necessidade de rever processos, melhorar a qualidade no atendimento e do produto oferecido.

3. Tipo de engajamento

Também é preciso identificar o tipo de ação que o cliente toma ao entrar em contato com a marca. São diversas formas de conexão, como consumir conteúdos no blog, fazer downloads de materiais especiais, pedir informações adicionais, solicitar suporte, entre outros.

Essas informações ajudam a compreender como o cliente utiliza o produto e se relaciona com a marca. Isso permite que a empresa agregue valor na experiência do cliente.

4. Expectativas em relação ao produto

Para entender o comportamento do consumidor, é fundamental compreender a expectativa do cliente. Isso porque os produtos e serviços podem ser direcionados a diferentes objetivos. Ao entender esse aspecto, é mais fácil aprimorar a experiência do cliente e alinhar essas expectativas.

Leia tambémComo a análise do comportamento impacta a experiência do cliente?

5. Resultados alcançados

Após conhecer a expectativa do público, é possível saber se a empresa entrega o que é desejado. Afinal, os resultados alcançados pelos clientes são essenciais para fidelizar os consumidores, gerando melhores resultados comerciais.

6. Nível de satisfação do cliente

Mensurar o nível de satisfação é uma forma de conhecer a percepção do consumidor em relação ao produto e ao atendimento. Esse conhecimento auxilia no desenvolvimento de novas ações mais alinhadas ao perfil do consumidor. O que permite aumentar a fidelização.

7. Feedbacks

O Net Promoter Score ajuda a conhecer o índice de satisfação com a marca. Mas os feedbacks auxiliam na identificação de problemas ou acertos mais pontuais, como abordagens inadequadas, canal pouco eficaz, entre outras.

Portanto, a consistência das outras informações pode ser avaliada por meio do NPS e do feedback. E, caso sejam constatados problemas, é sinal que as estratégias precisam ser revistas.

Leia tambémHiperpersonalização e inteligência de dados para aumentar as vendas

Como mapear o comportamento do consumidor?

Para coletar informações sobre os seus clientes, é importante contar com recursos tecnológicos que ajudem a mapear e monitorar o comportamento.

OlosChannel consiste em uma plataforma omnichannel e integrada com diferentes soluções de atendimento e relacionamento, como chatbot, URA e agente digital.

A ferramenta recolhe informações em todas as etapas de compra e utiliza inteligência de dados com o objetivo de identificar preferências e tornar a abordagem mais eficiente e personalizada.

Com o comportamento do consumidor mapeado, as empresas têm grande potencial de melhorar a satisfação e a experiência do cliente. O que impacta nas vendas e nos resultados do negócio. Quer saber mais? Entre em contato agora!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.

Deixe uma resposta