5 tecnologias para aumentar a fidelização de clientes nas empresas

A fidelização de clientes é fundamental para que as empresas reduzam o custo de aquisição de clientes (CAC) e tenham uma imagem mais positiva junto ao público-alvo do negócio.

Se o cliente permanece fiel e continua comprando com a empresa, é porque ele identificou uma experiência satisfatória somada ao melhor custo-benefício para ele.

Para 85% dos varejistas, o uso de dados de maneira eficiente para proporcionar uma experiência personalizada ajuda na fidelização, revela estudo da Forrester.

Saiba mais: Como a inteligência de dados melhora a experiência do cliente?

Além disso, a pesquisa High Tech Retail indicou que 76% dos brasileiros compram mais de lojas que investem em tecnologia.

A seguir, saiba quais soluções tecnológicas adotar e como obter os benefícios almejados.

Quais tecnologias contribuem para fidelização de clientes?

No mundo atual, a inovação tecnológica é rápida. Dessa forma, os gestores precisam estar sempre atentos às oportunidades de melhorias no relacionamento com os consumidores.

Neste sentido, destacamos 5 tecnologias que viabilizam a retenção e a fidelização de clientes.

1. Plataforma omnichannel

Já faz parte das demandas dos consumidores uma experiência omnichannel. O que significa ter diversidade de canais que podem ser usados para atendimento e uma experiência fluida e integrada entre eles.

A plataforma omnichannel é o que viabiliza essa experiência. Afinal, centraliza o gerenciamento de todas as ações direcionadas ao relacionamento com o consumidor independentemente do canal.

Veja ainda: 5 passos para começar a usar uma plataforma omnichannel em sua operação

2. Agente digital

O agente digital é uma tecnologia que pode ser integrada à plataforma omnichannel para proporcionar um atendimento personalizado e sem a intervenção de humanos.

Esse recurso pode ser usado para esclarecimento de dúvidas e operações simples, como segunda via de boleto, demonstrações, cobranças, alteração da data ou meio de pagamento etc.

Assim, é possível realizar todo o processo de forma automatiza, do início ao fim, com eficiência e precisão. O que gera mais satisfação e retenção de clientes.

Veja ainda: Saiba como automatizar a operação de atendimento com agente digital

3. Inteligência de dados

A inteligência de dados é uma tecnologia que permite gerar insights a partir da análise de dados coletados dos clientes, como por exemplo:

  • Canal de preferência;
  • Histórico;
  • Nível de satisfação;
  • Entre outros.

Com esses dados sendo usados ativamente no desenvolvimento das estratégias, a marca proporciona uma experiência personalizada e satisfatória, garantindo a fidelização de clientes.

4. CRM

O CRM (Customer Relationship Management – traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que centraliza todos os dados dos clientes. O que facilita o atendimento, o gerenciamento do relacionamento com o consumidor e o mapeamento da jornada de compra.

5. Atendimento receptivo

O atendimento receptivo inovador consiste no uso de tecnologias voltadas a atender o cliente quando ele entra em contato com a marca.

Dessa forma, ele tem um autoatendimento mais eficaz e pode encaminhar a solicitação como preferir. Ou seja, diretamente pela plataforma ou após o direcionamento para um atendente.

Leia também: Atendimento receptivo x URA tradicional: conheça as principais diferenças

Como usar as tecnologias assertivamente?

Destaca-se que, além de investir em tecnologias inovadoras, a fidelização de clientes depende de uma estratégia de relacionamento e atendimento sólida.

Assim, além da tecnologia em si, é preciso que a marca também tenha:

  • Segurança nos processos e armazenamento das informações;
  • Processos padronizados de atendimento;
  • Qualificação da equipe de atendimento;
  • Configuração das soluções com base no comportamento do cliente;
  • Integração entre os recursos utilizados.

Saiba mais: Estratégias de fidelização e pós-venda: como torná-las mais assertivas?

Como implementar as soluções para a fidelização de clientes?

Para atender a essas necessidades, é fundamental escolher um parceiro de confiança que disponibilize soluções modernas e personalizáveis.

A Olos Tecnologia é uma empresa especializada nesse segmento com soluções como o OlosChannel. Trata-se de uma plataforma omnichannel completa que pode ser integrada com agentes digitais e atendimento receptivo.

Além disso, a solução usa inteligência de dados para mapear a jornada de compra do cliente e oferecer uma experiência mais personalizada, favorecendo a fidelização de clientes.

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