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Plataforma Omnichannel

A diversidade de canais de relacionamento dos clientes com as marcas torna a implantação de uma plataforma omnichannel essencial. Se quiser manter sua relevância diante do público, a sua empresa precisa estar por dentro da tecnologia.

A comunicação omnichannel é responsável por uma interação mais fluida entre consumidor e empresa. Com essa estratégia, diversos canais podem ser usados no processo de compra e relacionamento sem prejuízos à experiência do usuário.

Pelo contrário, proporcionar o atendimento por diferentes canais só facilita a vida do consumidor. Independentemente do contato escolhido, o cliente poderá fazer uma compra, resolver um problema ou tirar dúvidas de maneira simples e ágil.

Com a importância da plataforma omnichannel hoje em dia, destacamos a seguir cinco razões para sua empresa não perder tempo e adotá-la agora mesmo.

1. Comunicação integrada

O primeiro e mais expressivo benefício da plataforma omnichannel na sua empresa é uma comunicação integrada. Com isso, você vai garantir a qualidade no atendimento e na experiência do cliente.

O consumidor pode entrar em contato com a companhia por meio de e-mail, redes sociais, WhatsApp, site, aplicativo, telefone, entre outros. Mas, independentemente do canal, ele deve ter a liberdade de trocar de plataforma sem prejuízo na interação com a marca.

Além do mais, é importante dar atenção ao histórico do cliente. Por exemplo, as interações realizadas por telefone devem ser consideradas quando ele optar por uma próxima abordagem nas redes sociais. Essa integração das informações é imprescindível para uma experiência satisfatória.

2. Assertividade nos canais de relacionamento

Uma plataforma omnichannel inteligente e estratégica realiza o monitoramento e armazenamento do histórico do cliente. Com as informações contidas nele, é possível tornar o atendimento e a comunicação mais assertivos nos contatos seguintes.

Essa análise do histórico permite, por exemplo, identificar qual o canal de preferência do cliente e dessa forma utilizá-lo nas abordagens posteriores. Esse cuidado melhora a experiência do consumidor com a marca, além de aumentar as chances de a interação ser bem-sucedida.

3. Personalização do atendimento

personalização e a humanização no atendimento não estão necessariamente relacionadas com um atendente humano do outro lado. Mas o que importa é o contato atender às expectativas do cliente. Para isso, são necessários a contextualização da abordagem, agilidade na resolução, consideração das interações anteriores etc.

Dessa forma, cada vez mais, considera-se o uso de um assistente virtual com inteligência artificial para proporcionar essa experiência para o cliente. Essa solução, então, pode ser integrada à plataforma omnichannel. O que torna a interação mais completa independentemente do canal de preferência do cliente.

4. Detalhamento dos relatórios

O relacionamento e o atendimento ao cliente dependem das informações disponíveis sobre a jornada do consumidor na sua empresa.

De olho nesse aspecto, as soluções de relacionamento devem disponibilizar relatórios completos sobre as interações realizadas. Vale a pena pontuar: quantidade de abordagens, canais de preferência, taxa de resolução, índice de satisfação do cliente, entre outros.

Com relatórios mais completos, vocês, como gestores, têm melhores condições de organizar o funcionamento da área de atendimento. O resultado será um setor mais eficiente e com desempenho satisfatório.

5. Facilidade na gestão do relacionamento com o cliente

A automação proporcionada pela plataforma omnichannel facilita a gestão do relacionamento com o seu cliente. Isso porque parte dos processos é realizada automaticamente e é executada sem intervenção humana.

Além disso, os processos automatizados geram uma redução de custos operacionais. Portanto, a área consegue atender mais, de forma mais produtiva e gastando menos. Ou seja, otimiza o gerenciamento financeiro do setor.

Quais as vantagens da plataforma omnichannel da Olos?

OlosChannel é um software de engajamento com os clientes que integra todos os canais de comunicação da marca. Com isso, a solução oferece uma experiência fluida e impactos positivos. A sua empresa vai conseguir o aumento da satisfação com o atendimento, elevando as chances de retenção e fidelização.

A tecnologia faz o monitoramento dos canais de atendimento de forma a identificar as preferências do consumidor. Assim, abre os canais adequados e torna os contatos eficazes.

Com a inteligência de dados, é realizado o mapeamento da jornada do cliente. O objetivo é promover a personalização e a assertividade nos atendimentos.

Por fim, a plataforma omnichannel também oferece funcionalidades complementares para call center. Por exemplo: o URA, que coleta informações dos clientes e direciona o atendimento; o agente digital, que promove interações em contato humano; o discador automático; o monitoramento em tempo real, com relatórios completos das ligações, entre outras. Está na hora de mudar a sua empresa para a era omnichannel? Conheça o OlosChannel agora e entre em contato!

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