Saiba como a inteligência de dados facilita o atendimento ao cliente

Mais opções, maior acesso à informação e menos incentivo para serem leais: esses são alguns dos motivos que levaram os consumidores atuais a estarem no controle de suas relações com as empresas. E, para atender essa nova demanda, experiência do cliente é a palavra-chave e inteligência de dados o principal meio para se alcançar o sucesso.

De acordo com o relatório  “State of the Connected Customer” elaborado pela  Salesforce Research, 80% dos clientes relatam que: “a experiência fornecida por uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços”. Por isso, há uma corrida desenfreada entre empresas de diversos segmentos para oferecer um atendimento único, que gere identificação no público-alvo.

Nesse cenário, as novas tecnologias, como big data, chatbots, plataformas omnichannel, tornaram-se essencial para conseguir alcançar esse novo perfil de cliente e aumentar a retenção. Porém, mais do que isso, o avanço tecnológico está proporcionando a otimização de processos e até mesmo redução de custos no que se refere ao relacionamento com o cliente.

Inteligência de dados para otimizar seu atendimento

Mas como a inteligência de dados pode trazer resultados reais e otimizar seu atendimento ao cliente? Antes de responder essa pergunta, pense nas principais dificuldades do setor de atendimento ao cliente. Pois bem, essa tecnologia é capaz de otimizar a maior parte delas.

Conforme dados do grupo de pesquisa do TI global IDC, até 2020, cerca de S$ 47 bilhões da receita mundial do mercado serão investidos em tecnologias, como machine learning (aprendizado de máquina), inteligência artificial (IA) e inteligência de dados.

Essa tendência ocorre porque a capacidade de reunir e analisar dados é fundamental para empresas tomarem ações estratégicas e, assim, otimizar processos, reduzir custos e ter insights de novos produtos. Além de, é claro, facilitar o atendimento ao cliente.

Confira alguns benefícios que as novas tecnologias proporcionam ao atendimento ao cliente!

Aumenta o número de contatos efetivos

Uma dos principais desafios do atendimento ativo e das centrais de cobrança de grandes empresas é conseguir contato com o cliente-alvo. Uma plataforma que utiliza inteligência de dados possibilita explorar e entender o mailing para conectá-los com os canais de comunicação que sejam mais assertivos, como Skype, e-mail, WhatsApp, messenger do Facebook e outros. Assim, você direciona esforços nos canais onde o seu público realmente está disponível.

Melhora a experiência do cliente

Falando com seu cliente no canal de preferência dele, você oferece uma experiência única e melhora o relacionamento dele com a marca. Quantas vezes você não preferiu falar por mensagem de texto do que por telefone? Cada pessoa tem uma expectativa e preferência específica. Por isso, esteja presente e fale com seus clientes em todos os canais possíveis.

Reduz reclamações

A melhora na experiência do cliente gera resultados positivos em diversos aspectos, como aumento da reputação positiva da marca e, paralelamente, a redução de reclamações – o que diminui a demanda do seu SAC, seja no atendimento telefônico e no monitoramento das mídias sociais e Reclame Aqui.

OlosChannel: plataforma omnichannel de última geração

Agora que você já sabe como a inteligência de dados ajuda no atendimento ao cliente, deve estar se perguntando como implementar essa novidade tecnológica na sua empresa.

O OlosChannel é uma plataforma omnichannel exclusiva da Olos que usa da inteligência de dados para oferecer uma solução totalmente integrada e inovadora para empresas que buscam adequar-se à Era Digital.

Essa tecnologia reúne diversos canais: voz (discador e dac), URA, agente digital, WhatsApp, SMS bot, chatbot, e-mail, entre outros, em uma única plataforma – o que permite o uso dos canais mais eficientes para cada cenário ou que sejam da preferência do cliente.

O OlosChannel também possui um poderoso agente digital, que é capaz de realizar tarefas complexas de cobrança, vendas e SAC – o que moderniza todo o atendimento da sua empresa e oferece uma experiência incrível aos seus clientes.

O agente digital da Olos demonstra produtos, faz negociações, coleta dados e diversas outras ações que são estratégicas para empresas. Tudo isso integrado às ferramentas conhecidas de atendimento e contact center, como URA, discador de chamadas e muito mais!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa tecnologia!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta