Por que investir em inteligência de dados no atendimento ao cliente? Veja 5 motivos

Uma das táticas mais utilizadas atualmente para ter sucesso no campo do atendimento ao cliente é contar com maneiras de potencializar a inteligência de dados internamente. 

De forma geral, essa habilidade permite que as companhias entendam suas maiores dificuldades e facilidades, bem como possam prever possíveis problemas e encontrar soluções para garantir a evolução do negócio.

Leia mais: Como fidelizar clientes com tecnologia e inteligência de dados?

Segundo dados da Deloitte, 72% das empresas acreditam que fazer uso de relatórios é uma maneira de melhorar a experiência do cliente, o que evidencia essa tendência.

Os consumidores também têm uma visão positiva sobre essa metodologia. Em relatório da Salesforce, 56% dos entrevistados declararam que não se importam em compartilhar suas informações pessoais em troca de um serviço mais aprimorado.

Entre as explicações para isso estão as diversas vantagens possibilitadas por planos que envolvem a inteligência de dados. Essa tática pode melhorar os atendimentos e, assim, proporcionar experiências positivas no suporte que possibilita a fidelização dos clientes

Conheça 5 motivos para investir em inteligência de dados no atendimento

Compreensão do perfil do cliente

A chave para aumentar as vendas é conhecer o público. Ter acesso a todas as informações sobre o relacionamento de cada cliente com a companhia é uma forma mais fácil para atingir a retenção dos consumidores.

Entre os tópicos de destaque estão o histórico do consumidor com a corporação, bem como suas preferências de contato.

Identificação das necessidades

Um setor de inteligência de dados capacitado busca compreender quais os problemas, dúvidas e necessidades que podem ser encontradas nas negociações.

Desta maneira, é possível desenvolver soluções especialmente definidas para essas adversidades, melhorando toda a experiência de suporte pela maior agilidade na resolução dos imprevistos. 

Veja também: Como a inteligência de dados melhora a experiência do cliente?

Personalização da comunicação

Ter um plano personalizado de interação com o público é um modo simples para obter sucesso no relacionamento com os consumidores.

Com ele, é possível entrar em contato justamente pelo meio preferido por cada pessoa, seja por SMS, chat bot, e-mail ou ligação. 

Decisões tomadas com embasamento

Em um cenário no qual a competitividade empresarial é crescente, é importante buscar maneiras de aumentar os lucros. 

Para isso, as companhias podem ter que tomar decisões difíceis e que afetam diretamente os rumos dos negócio. A fim de ter êxito em momentos como esse, utilizar informações presentes em relatórios e pesquisas e que ajudem a entender o melhor caminho a se seguir é essencial.

Automação de processos

Optar por tecnologias que possam otimizar os processos é um meio de alcançar maiores ganhos financeiros. Saber, porém, qual atividade pode ser otimizada de maneira mais simples e com maior retorno, é necessário.

Com esse intuito, a utilização da inteligência de dados permite aos gestores entender qual setor necessita mais da automação naquele momento.

Escolha uma plataforma omnichannel com foco na inteligência de dados

Dispor de uma solução para o atendimento ao cliente com todas as ferramentas que permitem garantir a satisfação completa é cada vez mais importante.

A melhor opção em situações como essa é o OlosChannel, da Olos, que utiliza a inteligência de dados para identificar tendências e preferências dos usuários, bem como monitorar a jornada e possibilitar a personalização do contato.

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