Como o comportamento de compra do consumidor influencia nas vendas?

O comportamento de compra do consumidor mudou consideravelmente nos últimos anos fazendo com que seja imprescindível que as empresas invistam em tecnologias que permitam identificá-lo e considerá-lo nas estratégias de vendas.

Atualmente, não conhecer as características do público é determinante na queda da competitividade da empresa, pois ela deixa de atender às demandas dos clientes ao mesmo tempo em que reduz a capacidade de inovação.

Nesse cenário, conhecer a influência do comportamento do consumidor para melhores resultados comerciais é fundamental para desenvolver estratégias mais sólidas.

Qual o impacto do comportamento de compra do consumidor nas vendas?

Ao identificar o comportamento de compra do consumidor a empresa fica ciente de quais características o público apresenta e também as necessidades mais importantes, o que permite desenvolver estratégias e soluções para atendê-lo melhor.

Por exemplo, se o público é constituído por homens de meia idade ou por mulheres jovens, a abordagem e linguagem que devem ser adotadas mudam consideravelmente. Dessa forma, conhecer esse comportamento é determinante para que as soluções possam ser mais relevantes para os consumidores e, assim, aumentar as chances de fechamento nas vendas.

A melhora no direcionamento das estratégias de marketing para um público mais propenso a fechar negócio, mapeando a jornada do cliente para saber quais abordagens realizar em cada momento e direcionando para vendedores com acesso ao histórico de ações do consumidor, impulsiona as chances de efetivar a venda.

Quais os benefícios de adotar uma tecnologia de relacionamento com o cliente?

Se o objetivo é conhecer o comportamento de compra do consumidor,  torna-se necessário investir em ferramentas e tecnologias que permitam que esses processos sejam automatizados e realizados com maior assertividade, como uma solução de relacionamento com o cliente, por exemplo. Conheça os principais benefícios dessa tecnologia a seguir!

Mapeamento da jornada do cliente

A tecnologia permite realizar o mapeamento da jornada do cliente utilizando big data e inteligência de dados, de forma que as etapas definidas sejam mais precisas e condizentes com as reais necessidades dos consumidores em cada fase.

Histórico de ações

Outro benefício é que uma solução de relacionamento permite que toda a comunicação entre empresa e consumidor seja arquivada, podendo ser acessada sempre que necessário para questões mais pontuais, como uma cobrança.

Esses dados também podem ser analisados em conjunto proporcionando maior know how sobre as características e comportamento dos consumidores que se relacionam com a marca.

Perfil do público

Somando o uso analítico do histórico de ações com a inteligência de dados da tecnologia, a empresa consegue delimitar com mais detalhamento e assertividade qual é o perfil do público, de maneira a poder desenvolver estratégias mais adequadas para as demandas apresentadas por esses consumidores.

Interações mais assertivas

Por fim, o benefício do software é que ele automatiza processos e identifica, com base nas informações prévias, quais interações e canais são mais relevantes para o cliente, de forma a realizar abordagens já nos locais com mais chances de sucesso, seja redes sociais, WhatsApp, SMS, e-mail ou telefone.

Com isso, a empresa aumenta as chances de efetivar as vendas e também agrega valor no relacionamento com o cliente devido à possibilidade de uma melhora no entendimento do comportamento de compra do consumidor.

O OlosChannel reúne tudo que uma operação precisa e, por ser um software para engajamento de clientes, garante a assertividade na comunicação com o consumidor, melhorando a experiência em relação à marca e aumentando as vendas e a lucratividade da empresa. Para saber como funciona na prática, acesse nosso site e agende uma visita demonstrativa.

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta