Como inteligência de dados melhora o atendimento na área da saúde?

A qualidade no atendimento na área da saúde é fundamental devido à sensibilidade do momento e também à urgência das demandas. Para melhorar os índices no setor, a inteligência de dados é um aspecto importante contribuindo para auxiliar todo o processo.

Essa solução tecnológica já é vastamente usada nos tratamentos e diagnósticos. Mas a necessidade de aprimorar os sistemas de gestão, atendimento e relacionamento torna esse recurso cada vez mais valioso.

Quais os desafios do atendimento na área da saúde?

estudo “The US Contact Center Operational Review”, realizado nos Estados Unidos, mostrou que 49% do tempo nas centrais de atendimento da área da saúde era usado para tarefas administrativas, pós-atendimento e inatividade. Enquanto isso, apenas 40% do tempo era destinado efetivamente ao atendimento.

No Brasil, a expectativa é de que entre 30% e 40% do tempo dos atendentes das centrais sejam direcionados para trabalhos administrativos. Esses processos incluem cadastros, buscas e recuperação de informações.

Portanto, os principais desafios do atendimento na área da saúde estão relacionados com a falta de agilidade e eficiência. Visto que grande parte dos processos e recursos usados acaba servindo para tarefas que poderiam ser automatizadas, ou, ao menos, facilitadas pela inteligência de dados.

Além disso, essas atividades burocráticas tomam um tempo considerável do dia do profissional e atrapalham a qualidade no atendimento.

Quais os benefícios da inteligência de dados no atendimento na área da saúde?

A inteligência de dados consiste no processamento das informações em diferentes partes do atendimento e dos processos. Dessa maneira, com os dados coletados, é possível gerar insights e know how que possam ser aplicados no próprio atendimento para melhorá-lo e otimizá-lo.

Para saber como esse recurso pode ser implementado na área da saúde, confira três dicas a seguir:

Agilidade no atendimento

Uma demanda comum na área da saúde é a necessidade de repetição das informações sobre a condição do paciente, além da exigência de recadastramento para consultas, exames e internações.

A inteligência de dados permite que todas essas informações só precisem ser fornecidas uma vez. O que reduz a necessidade de repetição e evita atrasos nas entregas de exames e consultas. Isso porque elimina esses processos burocráticos desnecessários.

Assertividade da comunicação

Uma clínica, hospital ou prestadora de serviço de saúde atende a públicos com diferentes características. São tipos de problemas de saúde diversos, rendas, gênero, idade, entre outros pontos.

Devido a essas diferenças, o monitoramento da comunicação com o paciente permite tornar o diálogo mais assertivo no futuro. Uma ferramenta com inteligência de dados faz o armazenamento de todos os contatos e informações do paciente. Dessa maneira, esses dados podem ser facilmente acessados pelo atendente durante uma abordagem.

Isso garante que o paciente não tenha que repetir informações e também que o atendimento seja mais personalizado. Já que o profissional terá todo o histórico de interações. Menos o prontuário médico, protegido pelo sigilo.

Satisfação do paciente

A situação de estresse e fragilidade do paciente faz com que a qualidade do atendimento seja um diferencial importante. Com um atendimento humanizado e empatia, o profissional conseguirá transmitir tranquilidade durante o tratamento.

Por isso, com a inteligência de dados, será possível melhorar em todos os contatos realizados com a operadora de saúde. Além do que, permitirá mais agilidade na resolução das demandas, desde o agendamento de consultas e exames online, até a divulgação do diagnóstico e acompanhamento do quadro.

Como melhorar a qualidade do atendimento usando tecnologia?

Para os prestadores de serviços na área da saúde melhorarem a qualidade do atendimento, a tecnologia é uma grande aliada. Com a plataforma OlosChannel, você vai garantir um suporte diferenciado para demandas na área da saúde com um atendimento omnichannel.

A tecnologia foi desenvolvida usando inteligência de dados. Com isso, a plataforma ajuda a realizar o monitoramento da jornada do cliente, entregar relatórios completos sobre as interações e identificar os canais mais relevantes para os pacientes.

OlosChannel garante todas as funcionalidades necessárias para um atendimento de qualidade na área da saúde. Saiba mais como a tecnologia pode ajudá-lo. Entre em contato agora mesmo e peça uma demonstração!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta