Tecnologia no atendimento ao cliente: por que os chatbots estão em alta em 2021?

A partir da aceleração da transformação digital e do aumento das demandas dos consumidores, a tecnologia no atendimento ao cliente, por meio dos chatbots, tornou-se essencial para as operações de um negócio.

Nesse sentido, em 2020, 40% dos usuários de compras por plataformas conversacionais (C-Commerce) fizeram sua primeira compra online via chatbots, de acordo com levantamento da ADNEWS.

Além disso, para 2021, os chatbots são considerados como uma tendência em tecnologia no atendimento ao cliente, segundo a pesquisa Tecnologia e Inovação: principais tendências para 2021, da Sambatech.

Vale destacar que o chatbot é um sistema programado para responder chamados de consumidores com uma empresa automaticamente. Assim, a tecnologia responde perguntas como se fosse um ser humano, a partir da inteligência artificial embarcada.

Diante disso, conheça as vantagens desta tecnologia no atendimento ao cliente e saiba os motivos pelos quais os chatbots são essenciais neste ano.

Leia também: Plataforma de atendimento ao cliente: saiba como o chatbot pode melhorar a jornada do consumidor

Conheça as vantagens do chatbot

Redução de custos

Neste momento econômico desafiador, otimizar recursos é um dos principais desafios e objetivos das empresas.

Por isso, a implementação do chatbot já demonstra a primeira vantagem, já que a partir desta tecnologia no atendimento ao cliente, a organização reduz significamente os custos operacionais.

Para se ter ideia, a IBM estima que os chatbots diminuem até 30% dos custos do relacionamento com o cliente.

Integração aos principais canais digitais

O segundo benefício desta tecnologia é que pode ser integrada aos canais de atendimento preferido dos clientes, inclusive os digitais, como Whatsapp e Facebook Messenger, por exemplo.

Engajamento

Ainda que os consumidores saibam que estão falando com um robô, a tecnologia no atendimento ao cliente permite realizar uma abordagem personalizada, humana e carismática que atrai e cativa os clientes.

Personalização

Como dito, a personalização da tecnologia ajuda a obter a satisfação do cliente a partir de diversas customizações para aproximar a empresa do seu público com uma comunicação formal ou descontraída, de acordo com a linguagem da sua organização.

Qualidade do atendimento

O chatbot, como tecnologia no atendimento ao cliente, é um excelente operador já que tem acesso ágil e eficiente a todas as informações do consumidor, o que é essencial para a rapidez na resolução das ocorrências.

Além disso, o recurso pode atender diversos consumidores ao mesmo tempo para reduzir as filas de espera e promover satisfação no atendimento.

Disponibilidade 24 horas por dia

Os chatbots ainda oferecem disponibilidade durante 24 horas por dia, 7 dias da semana e 365 dias por ano, o que reduz a demanda e os custos dos atendentes humanos durante o horário comercial.

Diminuição do tráfego no SAC

Por fim, todos esses atendimentos automatizados por meio da tecnologia promovem a diminuição do tráfego no SAC, que ganha tempo para solucionar os casos mais complexos.

Leia mais: 5 erros no uso de autoatendimento com chatbots

Conte com a Olos para implementar a tecnologia no atendimento ao cliente na sua empresa

Para implementar o chatbot como tecnologia no atendimento ao cliente na sua empresa, é preciso contar com uma solução sólida e de uma empresa experiente como a Olos Tecnologia!

O chatbot da Olos utiliza diálogos pré-construídos e customizados para promover atendimento automático com os clientes por meio de linguagem natural integrada à inteligência artificial.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos transformar o atendimento ao cliente no seu negócio.

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.