Saiba como atender ao novo comportamento do consumidor digital

A partir da crise provocada pelo coronavírus, o comportamento do consumidor digital também mudou e as empresas tiveram que se adaptar à nova realidade para atender a essa demanda e promover jornadas de excelência aos seus clientes.

Nesse sentido, vale destacar que as vendas nos canais online aumentaram 67% durante a crise, de acordo com a pesquisa Agenda 2021, da Deloitte.

Além disso, segundo o mesmo estudo, 92% das empresas aumentaram seus investimentos em canais online de atendimento e 38% pretendem implementar novas soluções neste ano.

Diante deste cenário, é evidente que o comportamento do consumidor digital mudou e, para ajudar sua empresa a estruturar o atendimento ao cliente para suprir essas necessidades, preparamos esse conteúdo. Continue a leitura!

Leia também: Como a estratégia omnichannel se adapta ao comportamento do consumidor digital

Conheça as principais necessidades do novo comportamento do consumidor digital

Experiência phygital

Uma das principais mudanças no comportamento do consumidor digital é o apreço pela experiência phygital, conceito que unifica e entrega a mesma jornada ao cliente, seja na loja física ou na virtual.

Na prática, desde o primeiro contato até o atendimento para resolver qualquer tipo de problema deve seguir a mesma linha para que os clientes não sintam diferenças entre o online e o offline e fiquem encantados pela jornada completa e única no processo de compra.

Necessidade de ampliar os canais de comunicação digital

Como apontado pelos números indicados pela pesquisa da Deloitte, as empresas tiveram que buscar soluções com agilidade e eficiência para colocar em prática a ampliação dos canais de comunicação digital.

A partir da crise, além do aumento nas compras online, os consumidores ficaram mais ansiosos e passaram a demandar mais do atendimento digital em canais como Whatsapp, Facebook Messenger, redes sociais, entre outros.

Para se ter uma ideia, desde o início do isolamento social, as redes sociais registraram um crescimento de 40%, segundo pesquisa realizada pela Kantar.

Atendimento mais humanizado

Com essa ansiedade, o comportamento do consumidor digital também demanda mais humanização nos atendimentos e, por isso, as interações com os consumidores devem ser personalizadas de acordo com as preferências e características do seu público e com empatia, questão que ganhou ainda mais relevância em tempos de pandemia.

Chatbot

O chatbot é outro recurso fundamental para atender ao novo comportamento do consumidor digital e, inclusive, é considerado uma tendência de mercado de tecnologia no atendimento ao cliente, conforme aponta estudo realizado pela Sambatech.

A partir desta tecnologia, os clientes são respondidos praticamente de maneira instantânea e com a qualidade esperada.

Já para as empresas, o chatbot promove mais eficiência no atendimento e, consequentemente, redução nos custos operacionais, o que é fundamental em época de crise.

Estratégias omnichannel

Por fim, não dá para pensar em atender ao novo comportamento do consumidor digital sem pensar em estratégias omnichannel.

A tecnologia omnichannel é fundamental para adaptar o atendimento do seu negócio ao comportamento do consumidor digital, pois oferece a estrutura ideal para promover a integração dos canais de preferência do cliente, otimizando a operação, além de melhorar a experiência no atendimento.

Entre outras vantagens das plataformas omnichannel, destacam-se:

  • Inteligência de dados
  • Armazenamento do histórico do atendimento
  • Integração de canais como Whatsapp, SMS, ligação telefônica, e-mail. Chat, Facebook Messenger, redes sociais e muito mais em uma só plataforma
  • Métricas em tempo real
  • Relatórios automatizados

Leia também: Conheça os principais desafios do atendimento omnichannel em 2021

Conte com a Olos Tecnologia

Para atender ao novo comportamento do consumidor digital, a Olos Tecnologia tem diversos recursos de atendimento ao cliente que vão ao encontro desta nova realidade.

Nesse sentido, o OlosChannel, por exemplo, é uma plataforma de comunicação omnichannel, com uma série de recursos de atendimento ao cliente, amparada pela inteligência artificial e capacidade de gerenciamento de dados.

A solução ainda disponibiliza diversas soluções, incluindo o armazenamento em nuvem, totalmente seguro e escalável, que oferece o atendimento ao cliente por meio de um simples link na internet, além de facilitar o trabalho remoto.

Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça mais sobre a plataforma!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.