Qualidade de atendimento ao cliente: conheça as principais tendências pós-pandemia

Ter qualidade de atendimento ao cliente é uma prerrogativa para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, desde a pandemia provocada pelo coronavírus, o comportamento do consumidor mudou, principalmente em relação ao uso da tecnologia, o que exigiu a organização de novas estruturas comunicativas para atendimento ao público.

Afinal, as pessoas passaram a fazer mais compras online, diante da situação de isolamento social. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 52% dos brasileiros passaram a comprar pela internet durante a pandemia. Além disso, 70% dos participantes afirmam que vão manter esse hábito.

O faturamento de vendas pela internet somou mais de R$ 22,9 bilhões entre 1 de janeiro até 30 de abril de 2020. Esse montante representa 32% do resultado de todo o ano de 2019, de acordo com uma pesquisa da WebShoppers.

Esses dados mostram a importância de investir em plataformas online, para a qualidade de atendimento ao cliente. Tanto que 40% das empresas expandiram seus canais de suporte para garantir suporte a todos os chamados, conforme aponta a CS Academy.

No artigo de hoje, saiba como melhorar a qualidade de atendimento ao cliente e conheça as principais tendências pós-pandemia.

Quais as tendências para melhorar a qualidade de atendimento ao cliente pós-pandemia?

Além de acompanhar o comportamento do consumidor atual, investir em melhorias na qualidade de atendimento ao cliente também é ter uma vantagem competitiva no mercado. Contudo, é necessário conhecer quais as tendências para os próximos anos.

Abaixo, separamos algumas que podem melhorar o seu atendimento e colaborar com o sucesso dos negócios no pós-pandemia. Confira!

Maior força do omnichannel

O omnichannel é responsável por disponibilizar diversos canais de atendimento ao cliente. Como o público está cada vez mais imerso em plataformas digitais, é fundamental contar com vários canais virtuais, em conjunto com os analógicos, para estreitar a comunicação, bem como a integração do online com o offline.

Uso massivo das tecnologias digitais

Hoje em dia, é praticamente impensável abrir uma empresa totalmente analógica, principalmente por conta da intensificação da cultura digital no contexto de pandemia.

Ou seja, as novas tecnologias são indispensáveis para vários processos, incluindo o atendimento ao cliente. Por isso, elas devem ser exploradas, já que a tendência é que o consumidor prefira cada vez mais os canais online.

Além disso, vale dizer que as tecnologias digitais são as grandes responsáveis pela qualidade de atendimento ao cliente, uma vez que elas são capazes de automatizar tarefas, diminuindo erros e situações desagradáveis (como esquecer de responder uma mensagem).

Foco na experiência do cliente

A experiência do cliente está entre as principais tendências para as empresas no pós-pandemia. Afinal de contas, o público está mais sensível e atento aos diferenciais das empresas, incluindo a qualidade de atendimento.

Não basta ter somente um preço competitivo. É necessário oferecer qualidade e manter um relacionamento saudável com a audiência. Caso contrário, os consumidores podem preferir os empreendimentos concorrentes.

Atendimento personalizado

A qualidade de atendimento ao cliente está diretamente relacionada à personalização da abordagem. Hoje em dia, as pessoas querem atenção aos seus problemas particulares, fora que elas têm a opção de selecionar os conteúdos e produtos com mais precisão, por meio dos canais digitais.

Por esse motivo, a experiência personalizada deve ser planejada para que cada consumidor tenha suas demandas individuais muito bem atendidas. Sendo assim, vale a pena conhecer o perfil de cada cliente, com o auxílio das ferramentas de segmentação.

Controle e centralização das informações

Uma das grandes vantagens das tecnologias digitais é a capacidade de armazenar e centralizar informações em um só lugar. Isso garante uma significativa qualidade de atendimento ao cliente, uma vez que é possível ter em mãos o histórico e os dados relevantes de cada consumidor.

Melhor qualidade de atendimento ao cliente com a Olos

A Olos Tecnologia é uma empresa voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas de atendimento, atenta às tendências do mercado, inclusive o uso de plataformas digitais para acompanhar os hábitos no pós-pandemia.

Atualmente, a Olos conta com várias soluções, como o OlosChannel, capaz de integrar os canais de atendimento ao cliente, centralizar informações e melhorar a experiência de compra do consumidor.

Conheça mais sobre os sistemas da Olos e melhore a qualidade de atendimento ao cliente. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.

Deixe uma resposta