7 dicas para entender as mudanças no comportamento do consumidor

Um dos grandes desafios das empresas de todo o mundo é compreender as mudanças no comportamento do consumidor

Isso porque, com um mercado cada vez mais ágil e o surgimento de novas tecnologias diariamente, reconhecer os padrões do público pode ser difícil.

Toda essa questão sofreu uma grande aceleração após o ano de 2020, marcado pela pandemia do coronavírus e transformações nos hábitos de compra e consumo das pessoas. 

Leia mais: Saiba como atender ao novo comportamento do consumidor digital

Estudo recente da consultoria EY Parthenon, inclusive, evidenciou uma série de tendências na sociedade impulsionadas também por práticas como o home office e o ensino a distância.

A pesquisa aponta que 62% dos brasileiros estão visitando menos lojas físicas e 39% aumentaram o volume de compras de itens diversos por meios digitais. 

Além disso, 70% dos entrevistados disseram que devem prestar mais atenção ao impacto social dos produtos que compram ou consomem em um futuro pós-covid.

Esses números ajudam a elucidar algumas das mudanças no comportamento do consumidor. Mas o que fazer para se adaptar a essas transformações?

A fim de responder essas questões, nós, da Olos, selecionamos dicas essenciais para os gestores e líderes de negócios. Confira:

Confira 7 dicas para entender as mudanças no comportamento do consumidor

Observe as tendências

Marcas de sucesso sabem como reconhecer os chamados padrões de consumo. 

Para isso, é fundamental contar com uma tecnologia de gestão de dados que permita analisar, por exemplo, em que época do ano um produto é mais comprado, se a compra é feita à vista ou a prazo, ou se outros artigos são adquiridos juntos.

Nesse sentido, uma boa dica complementar é atentar-se aos indicadores oriundos de buscadores, que indicam quais são os itens que despertam maior interesse. 

Faça promoções

Um fator em que as mudanças no comportamento do consumidor não prevalecem é no apreço por ofertas.

Oferecer cupons de desconto, por exemplo, funciona nos mais diferentes ramos, uma vez que promove ao público maior facilidade para ter as mercadorias desejadas.

Nesse sentido, buscar maneiras mais funcionais de realizar esse tipo de estratégia é fundamental, adaptando as promoções aos hábitos do público.

Facilite o pagamento

Há inúmeras maneiras de pagar uma empresa. Seja por meio de cartões de crédito ou débito, boletos, transferências bancárias tradicionais ou até mesmo inovações, como QR Code, por aproximação e PIX, o importante é vender.

Por isso, deve-se sempre focar em oferecer uma maior gama de opções, tornando mais acessível esse processo para todos os grupos sociais. 

Faça atendimentos ágeis

Uma das principais preocupações das empresas que buscam destacar-se no mercado é estabelecer padrões de atendimento eficazes.

Entre os índices considerados para essa tarefa, o mais relevante é o tempo de espera que os consumidores tiveram até serem respondidos.

Quanto menor é esse período, maior será a satisfação do público. Por consequência, existirá um crescimento na possibilidade de fidelização.

Veja também: Saiba como entender o novo comportamento do consumidor e gerar novos negócios

Busque a inovação

Até mesmo empresas mais estabelecidas no mercado sabem que inovar constantemente é imprescindível. 

Com o estímulo à inovação e à criatividade interna de forma constante, novos e mais eficientes produtos e serviços podem surgir e elevar os lucros.

Conheça o seu cliente

A utilização de ferramentas de gestão e interação permite que os negócios conheçam cada vez mais seus clientes, desde o seu perfil socioeconômico, localização e outros detalhes até seus hábitos e padrões de consumo. 

Para entender as mudanças no comportamento do consumidor, portanto, deve-se compreender a fundo e disponibilizar para a equipe de atendimento informações como histórico de compras, devoluções e pagamentos.

Assim, é possível oferecer os produtos mais adequados ao perfil de cada pessoa e solucionar qualquer tipo de dúvidas que possam surgir de maneira rápida.

Foque em uma experiência de compra perfeita

Garantir que cada etapa do processo de compra  — desde a tomada de decisão até o pós-venda  — seja positiva é fundamental.

Por isso, as organizações devem atentar-se a cada detalhe para promover uma interação eficiente com o público.

Para atingir esse objetivo, um bom caminho é contar com a parceria de uma empresa especializada em oferecer a melhor experiência aos clientes, como a Olos Tecnologia.

Reconhecida no mercado, a Olos conta com soluções adequadas para cada tipo de empresa conseguir compreender as mudanças no comportamento do consumidor e, assim, aumentar sua satisfação.

Com o OlosChannel, por exemplo, pode-se proporcionar uma comunicação omnichannel com a integração de canais como telefone, e-mail, chatbot e SMS bot e muito mais!

Dessa maneira, as empresas asseguram maior assertividade na comunicação e também podem mapear a jornada do cliente nos diferentes canais de contato, promovendo maior conhecimento do consumidor, facilitando a interação e as abordagens nos setores de atendimento e vendas, e melhorando a experiência. 

Tudo isso reduzindo gastos e alcançando maior produtividade e eficiência operacional no seu departamento de relacionamento com o cliente.

Quer saber mais sobre como o OlosChannel pode impactar positivamente o seu negócio? Fale com nossos representantes e tire todas suas dúvidas agora mesmo!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!