7 dicas para melhorar a experiência do cliente na telemedicina

A partir do isolamento social, provocado pelo coronavírus, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria MS nº 467/2020, autorizou a prática da telemedicina para instituições de saúde. No entanto, para que esse novo método obtenha sucesso, é preciso elaborar uma estratégia de experiência do cliente.

Para se ter uma ideia, a expectativa é que o mercado global de telessaúde atinja um crescimento de 29,8% até 2023, de acordo com o estudo Market Research Future

Diante deste novo cenário, é fundamental em investir em boas práticas para melhorar a experiência do cliente em telemedicina, bem como adotar soluções que otimizem e satisfaça os pacientes.

Confira 7 dicas para melhorar a experiência do cliente na telemedicina

  • Humanização e personalização da comunicação

Apesar do atendimento ser a distância, a instituição de saúde que adotar a telemedicina tem que prezar pela humanização e personalização da comunicação para uma boa experiência do cliente.

Os pacientes, em sua maioria, prezam pelo cuidado e atenção despendidos pelos médicos no atendimento presencial, e na telemedicina não é diferente. Por isso, é importante promover uma boa jornada para promoção da saúde e satisfação do cliente.

  • Inteligência de dados

Utilizar a inteligência de dados também é importante para a experiência na telemedicina, já que a partir dos dados dos pacientes, é possível otimizar todo o atendimento, além de personalizá-lo de acordo com as características de cada um.

  • Mapeamento de jornada

Conforme o relatório “State of the Connected Customer”,  80% dos clientes entendem que a experiência fornecida por uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços. 

Por isso, principalmente na telemedicina, é fundamental mapear a jornada para oferecer uma experiência do cliente cada vez melhor.

Desta maneira, é importante traçar o perfil dos pacientes da sua instituição de saúde, bem como suas necessidades. Só assim, será possível elaborar uma estratégia de atendimento de sucesso.

  • Acesso ao histórico

Ter registrado o histórico do cliente também ajuda o laboratório, hospital, clínica ou consultório a personalizar e até a otimizar o atendimento, já que a partir deste registro a consulta pode ser mais ágil e eficiente.

  • Comunicação omnichannel no atendimento 

Por falar em atendimento ágil e eficiente, uma solução de comunicação omnichannel permite que as instituições de saúde possam tornar o atendimento médico a distância mais rápido e objetivo, a partir da automação de alguns processos como agendamento de consultas, exames e orientações aos pacientes..

  • Teleorientação, telemonitoramento e teleconsulta

A experiência do cliente na telemedicina deve ser pensada em todos os seus segmentos, seja na teleconsulta, telemonitoramento ou teleorientação. Só com uma estratégia de comunicação omnichannel e com soluções eficientes será possível garantir a satisfação dos pacientes.

  • Conte com a tecnologia

Por isso, a tecnologia é primordial para o sucesso da experiência do cliente na telemedicina. Com a utilização de uma solução de estratégia de comunicação omnichannel, por exemplo, as instituições de saúde podem otimizar a consulta a distância, amenizar e até solucionar o aumento da demanda de atendimento médico neste momento por meio de uma maneira inovadora no Brasil.

Veja como a Olos pode ajudar a telemedicina a partir de soluções tecnológicas

Para auxiliar as instituições de saúde neste período de pandemia do coronavírus, a Olos Tecnologia tem uma solução de comunicação omnichannel chamada OlosChannel, que tem diversas ferramentas úteis para esse período delicado. 

Os bots, ou agentes digitais, por exemplo, podem ser utilizados como solução de voz e texto para confirmação de consulta e exames médicos, que ajuda a otimizar o trabalho da equipe para atendimentos mais específicos.

Além disso, os agentes digitais permitem a automação de tarefas de informações básicas sobre a instituição de saúde e principalmente do processo de agendamento e reagendamento de consultas médicas no whatsapp. 

Essa solução ainda pode coletar informações básicas e direcionar para o especialista humano, além de ser integrada ao sistema da instituição para garantir eficiência às agendas de atendimentos médicos.

Utilize a solução de comunicação omnichannel da olos em sua instituição de saúde!

Para melhorar a experiência do cliente na telemedicina, é fundamental contar com soluções de uma empresa sólida e experiente como a Olos Tecnologia.

Nossa plataforma de comunicação omnichannel, OlosChannel, integra todas as soluções da Olos, como Discador Preditivo, Agentes Digitais e Olos Web Interactive, por exemplo, em um único sistema.

Para enfrentar esse período delicado por conta do coronavírus, conte com as nossas soluções para sua instituição de saúde. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.

Deixe uma resposta