Experiência de compra do cliente: 4 dicas para melhorar a jornada de atendimento

A experiência de compra do cliente sempre foi importante para as empresas. No entanto, a pandemia causada pelo coronavírus fez com que as organizações buscassem soluções, principalmente de atendimento, para melhorar ainda mais a jornada do consumidor.

Nesse sentido, de acordo com a pesquisa Impacto nos Hábitos de Compra e Consumo sobre aquisições em lojas virtuais, para 36% dos entrevistados o atendimento fácil e rápido é fundamental para continuarem comprando após o coronavírus

Além disso, 29% dos participantes que tiveram experiência de compras negativas disseram que a jornada foi ruim por problemas no suporte ou atendimento.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com práticas de atendimento para melhorar a experiência de compra cliente. Boa leitura!

Confira 4 dicas de atendimento para otimizar a experiência de compra do cliente

1. Qualificação dos operadores

A qualificação dos operadores de atendimento é fundamental para uma boa experiência de compra do cliente. Mas como fazer isso? Por meio de treinamentos, workshops e capacitação contínua, os profissionais vão proporcionar uma melhora na qualidade da jornada do consumidor com a sua empresa.

Aqui também é válido lembrar que os colaboradores de atendimento precisam ser experts em todos os produtos ou serviços ofertados pela sua organização para responderem os mais diversos questionamentos dos clientes.

2. Diversificação dos canais de atendimento

A diversificação de canais de atendimento já é uma tendência de mercado. Porém, no momento atual de grandes desafios, essa variedade de canais é ainda mais importante.

Por isso, é importante contar com uma plataforma omnichannel para realizar esse atendimento em múltiplos canais, seja telefone, email, Whatsapp, Facebook Messenger, e SMS, por exemplo, em um sistema único, integrado e que ofereça inteligência de dados aos profissionais de atendimento.

3. Customer Success

Outro ponto importante na experiência de compra do cliente é o Customer Success, ou Sucesso do Cliente, que visa se antecipar às necessidades do consumidor e oferecer tudo o que for necessário, como vantagens, benefícios e valor da solução.

Diferente do atendimento tradicional, que é reativo, o Customer Success é uma ação proativa para reter e fidelizar os clientes. Sua empresa vai até o consumidor antes que ele precise entrar em contato.

Desta maneira, sua organização garante maior satisfação e melhora na experiência de compra do cliente.

4. Invista na tecnologia

Assim como já mencionado na diversificação de canais, a tecnologia é fundamental para oferecer uma boa jornada e experiência de compra do cliente.

Nesse caso, a plataforma omnichannel está entre as tecnologias que melhor atendem às atividades de atendimento, já que permite uma visão completa do ecossistema do cliente, suas preferências e demandas em diferentes canais.

É essencial avaliar se a tecnologia selecionada dispõe dos recursos necessários para operacionalizar as estratégias desenvolvidas e se atua com inteligência de dados para uma análise integrada e robusta das informações coletadas.

Conte com a Olos Tecnologia

Para seguir todas essas dicas sobre o atendimento na experiência de compra do cliente, é importante contar com soluções de uma empresa sólida e experiente.

Por isso, a Olos Tecnologia tem o OlosChannel, plataforma omnichannel de atendimento a clientes mais completa do mercado que disponibiliza diversos recursos, por meio de múltiplos canais, como Chamada de Voz, SMS, Whatsapp, Messenger, entre outros, que auxiliam as empresas a se relacionarem com seus consumidores executando uma estratégia para a satisfação dos clientes.

Com o OlosChannel é possível integrar diversas soluções como:

OlosCloud: plataforma Olos em nuvem, totalmente seguro, escalável, com rápida implantação e acesso simplificado, para atendimento ao cliente disponível por meio de link de internet, que oferece a possibilidade de trabalho remoto.

Discador preditivo: otimiza os processos de ligação telefônica, prevendo o momento adequado para o fim de uma ligação e já efetuando diversas chamadas simultaneamente. 

Vale lembrar que o discador preditivo da Olos tem o melhor desempenho do mercado e, inclusive, foi premiado com o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.

Sistema receptivo: permite a automação do atendimento receptivo para acelerar o processo de atendimento, a resolução de demandas e reduzir o tempo de chamada.

Agentes digitais: automatizam diversos tipos de operações no contact center, via telefone, chat, site e outros canais de forma inteligente, como se fosse um ser humano.

Olos FastFlow: o agente digital instantâneo permite automatizar o sistema de cobrança de maneira rápida e simples, otimizando os processos e facilitando o acerto de pendências financeiras. Além disso, a plataforma possui instalação ágil.

Olos Web Interactive (OWI): a plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa utiliza inteligência de dados para executar com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, do início ao fim do processo, sem necessidade de operadores humanos.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor plataforma de atendimento ao cliente para o seu negócio!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.

Deixe uma resposta