Conheça 5 tendências de tecnologia no atendimento ao cliente

Apesar da gradual retomada econômica com a flexibilização das medidas para conter a pandemia do coronavírus, as empresas enfrentam desafios para a recuperação dos negócios e precisam fazer investimentos acertados em tecnologia no atendimento ao cliente para auxiliar nesse processo.

Mesmo negócios mais digitalizados foram afetados e, de acordo com o IBGE, 4 em cada 10 empresas no Brasil ainda sentem os impactos negativos da crise.

Por isso, as companhias buscam agora estratégias para se reposicionar nesse mercado mais competitivo devido aos investimentos em tecnologia no atendimento ao cliente

Veja aqui: Tecnologia no atendimento ao cliente: como atualizar os canais na estratégia de negócio

5 principais tendências de tecnologia no atendimento ao cliente

A tecnologia no atendimento ao cliente é essencial para viabilizar a continuidade do distanciamento social em um momento em que consumidores ainda preferem as interações digitais.

Além disso, hábitos de consumo online nascidos durante a crise tendem a permanecer, promovendo uma aceleração nas demandas por experiências digitais satisfatórias.

Para ser competitiva nesse cenário, a empresa deve conhecer as tendências de tecnologia no atendimento ao cliente e avaliar quais são mais relevantes à estratégia da marca. Confira!

1. Cloud computing

O cloud computing – ou computação em nuvem – foi uma das tecnologias que mais se destacaram em meio à pandemia por viabilizar a execução de processos remotos sem perda da eficiência e agilidade.

A partir dessa solução, o histórico do cliente, por exemplo, pode ser acessado e atualizado em tempo real pelos atendentes, garantindo melhor resolução de problemas.

2. Data mining

O data mining – ou mineração de dados – permite que as empresas analisem os dados coletados dos clientes, identificando padrões e aumentando o know how sobre a experiência e preferências do consumidor.

Com informações mais acertadas e realistas sobre a operação, os gestores podem tomar decisões mais estratégias que se refletem em um atendimento ao cliente mais personalizado e satisfatório.

Veja também: Como a inteligência de dados melhora a experiência do cliente?

3. CRM

As ferramentas de Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente – mostraram sua relevância em meio às transformações no comportamento do consumidor.

O emprego dessa tecnologia no atendimento ao cliente garante a centralização dos dados e processos, criação de fluxos de mais ágeis e eficiência operacional. 

4. Omnichannel

O omnichannel, ao viabilizar uma experiência fluida e satisfatória em diferentes canais de atendimento ao cliente, garante a flexibilidade, praticidade e agilidade esperadas pelos consumidores modernos.

A solução diversifica as opções de canais de atendimento ao mesmo tempo em que torna toda a experiência de relacionamento mais completa.

Saiba mais: Como a estratégia omnichannel se adapta ao comportamento do consumidor digital

5. Chatbots

De acordo com a Sambatech, o chatbot será uma das principais tecnologias no atendimento ao cliente em 2021. Essa centralidade deve-se à possibilidade da ferramenta de propiciar uma das experiências mais almejadas pelos consumidores, o autoatendimento.

Com isso, o cliente ganha praticidade e conforto para resolver diversas demandas com um serviço ininterrupto e acessível por diferentes dispositivos.

Leia ainda: Plataforma de autoatendimento: 7 vantagens do chatbot para sua empresa

Como modernizar a empresa com essas tecnologias?

Apesar de parecer um investimento demasiado e a necessidade de selecionar apenas uma tecnologia no atendimento ao cliente para incorporar por vez, existem soluções completas disponíveis no mercado.

A plataforma OlosChannel, da Olos Tecnologia, reúne diversos recursos de atendimento ao cliente incluindo:

  • Sistema em nuvem
  • Coleta e análise dos dados
  • Histórico de relacionamento com o cliente
  • Interface responsiva
  • Chatbot

Leia mais: Canais de atendimento: saiba como o OlosChannel contribui para o sucesso da estratégia omnichannel

Dessa forma, apenas com essa solução é possível transformar a adoção da tecnologia no atendimento ao cliente na sua empresa, promovendo melhorias importantes em toda a estratégia de relacionamento com o consumidor.

O OlosChannel é uma plataforma completa e que pode ser personalizada às necessidades da empresa. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.

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