Como a estratégia omnichannel se adapta ao comportamento do consumidor digital

Os desdobramentos provocados pelo coronavírus causaram diversas alterações no comportamento do consumidor digital. Entre elas, o aumento significativo das vendas online, uma tendência que irá permanecer para os próximos anos, acompanhando o desenvolvimento das novas tecnologias.

De acordo com uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), houve aumento de 56,8% no faturamento das lojas online, com destaque para os setores de calçados (99,44%), Bebidas (78,9%) e Eletrodomésticos (49,29%).

Além do próprio contexto da pandemia, esses dados revelam uma tendência que já acompanhava o comportamento do consumidor digital: a maior propensão para as compras online, devido à facilidade no processo e agilidade nos serviços de atendimento.

Em conjunto a isso, o consumidor contemporâneo também deseja uma abordagem personalizada, com suporte em vendas, dúvidas e soluções rápidas no atendimento.

É justamente sobre esse assunto que o artigo de hoje pretende tratar, mostrando como a estratégia omnichannel se adapta ao comportamento do consumidor digital

Quer saber mais? Então, continue lendo!

Leia também: Atendimento ao cliente: como a inteligência artificial pode melhorar a jornada do consumidor?

Qual a importância do omnichannel para o comportamento do consumidor digital?

A tecnologia já faz parte do rol de inovações necessárias para as estratégias corporativas que desejam se destacar no mercado. Em comunicação, adotar uma plataforma omnichannel é a chance de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Inclusive, de acordo com a previsão do estudo IDC WW COVID-19 – Impact on IT Spending Survey, em médio prazo, as áreas de TI (Tecnologia da Informação) das empresas devem ganhar ainda mais relevância, com aumento nos investimentos.

O mercado de software como serviço (SaaS), por exemplo, deve crescer de 25% a 30% até 2024. Além disso, 87,5% das empresas no Brasil iniciaram ou aceleraram projetos de transformação digital durante a pandemia.

Nesse sentido, o omnichannel se adapta ao comportamento do consumidor digital, pois oferece uma estrutura tecnológica que permite a integração dos canais de preferência do cliente, otimizando a operação, além de melhorar a experiência no atendimento.

Entre outras vantagens das plataformas omnichannel, destacam-se:

  • Inteligência de dados para análise e planejamento;
  • Armazenamento do histórico do atendimento para entendimento da jornada do cliente;
  • Integração de canais como whatsapp, SMS, ligação telefônica, e-mail. Chat, Facebook Messenger etc;
  • Interpretação do mailing e distribuição para os canais mais efetivos.

Em um plano de retomada pós-pandemia, a presença de uma plataforma omnichannel pode ser a chave para o sucesso da sua empresa, uma vez que a estratégia permite a construção de um atendimento muito mais assertivo, além de personalizado.

Saiba mais: Canais de atendimento: saiba como o OlosChannel contribui para o sucesso da estratégia omnichannel

Importante ressaltar que a estratégia omnichannel, diferentemente de outras iniciativas de comunicação, refere-se ao alinhamento de todos os canais de atendimento. Por isso, o foco principal é melhorar a experiência do cliente, não apenas abrir mais uma central de suporte.

OlosChannel: a solução da Olos para acompanhar o comportamento do consumidor digital

A Olos Tecnologia oferece uma solução adequada para acompanhar as tendências do comportamento do consumidor digital e servir como base de um plano de recuperação pós-pandemia para as empresas: o OlosChannel.

Com uma tecnologia de ponta, o OlosChannel é uma plataforma de comunicação omnichannel, com uma série de recursos de atendimento ao cliente, amparada pela inteligência artificial e capacidade de gerenciamento de dados.

O OlosChannel conta com inúmeros recursos, incluindo o armazenamento em nuvem, totalmente seguro e escalável, que oferece o atendimento ao cliente através de um simples link na internet, além de facilitar o trabalho remoto.

Essa é a solução perfeita para acompanhar o novo comportamento do consumidor digital. Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça mais sobre a plataforma!

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