EnglishPortuguêsEspañol

Aproveite a leitura!

Como aumentar os resultados com chatbot

Os chatbots são softwares que utilizam inteligência artificial para viabilizar um autoatendimento rápido e eficiente para os consumidores. Com isso, é possível melhorar a comunicação e o relacionamento entre marcas e clientes.

Segundo estudo do Gartner, até 2022, os mecanismos automáticos de atendimento, como chatbots, serão responsáveis por 72% das interações com os consumidores.

Essa tendência crescente é motivada, principalmente, pelos benefícios do autoatendimento. Tanto para as empresas quanto para os consumidores. Saiba mais a seguir!

Quais as vantagens dos chatbots?

Os chatbots impactam diretamente a estratégia de relacionamento com o cliente, agilizando o contato e o atendimento. Sem contar que também proporciona melhores resultados comerciais.

Conheça as principais vantagens:

  • Otimização do atendimento

O cliente não precisa aguardar na fila de espera pela disponibilidade de um atendente. O que otimiza o atendimento ao consumidor. Além disso, é possível esclarecer dúvidas e realizar processos, como solicitação de segunda via, sem interagir com uma pessoa.

Com isso, as demandas são resolvidas de forma rápida e o cliente perde menos tempo com processos burocráticos.

  • Redução dos custos

Com a possibilidade dos clientes resolverem sozinhos diversas demandas, a empresa consegue uma redução de custos na área de atendimento. Tanto relacionada à diminuição da equipe, como também por exigir uma infraestrutura menor e menos equipamentos.

  • Disponibilidade

Nos canais de autoatendimento, o cliente pode entrar em contato 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso sem prejudicar a experiência nas interações, seja nos finais de semana ou fora do horário comercial.

  • Autonomia do cliente

A autonomia é outra vantagem do chatbot. A independência melhora a experiência do cliente com a marca, consolida o relacionamento e auxilia na fidelização.

Portanto, esses benefícios fazem com que o autoatendimento tenha potencial para aumentar os resultados da marca. O que vai gerar maior retorno financeiro para as empresas.

Leia também5 erros no uso de autoatendimento com chatbots

Os principais usos do autoatendimento

Mesmo cientes dos benefícios, muitos gestores têm dúvidas sobre a aplicação do autoatendimento na prática. Por exemplo: para quais processos da operação o recurso é indicado? Na verdade, o chatbot e outras soluções são recomendados para todas as ações que possam incluir inteligência no atendimento.

Veja alguns setores:

  • Atendimento ao cliente: o uso do recurso no atendimento pode ajudar a resolver diversas demandas dos clientes. Por exemplo: troca de vencimento da fatura, contratação de serviço adicional, segunda via, cancelamento de serviço, solicitação de visita técnica, entre outras;
  • Agendamento e reservas: em segmentos como saúde e turismo, o autoatendimento evita duplicações nos agendamentos e reservas. Além disso, proporciona autonomia para o cliente escolher as melhores opções de acordo com seu interesse;
  • Pesquisas de satisfação: outra utilização comum corresponde às pesquisas de satisfação. Com isso, é possível avaliar atendimento, produto ou relacionamento com a marca, por exemplo.

Vale lembrar que o uso de chatbots em sites, redes sociais ou aplicativos de mensagem não é a única opção de autoatendimento.

Também é possível adotar esta estratégia para atendimento via telefone por meio de agentes digitais. A solução pode cumprir tarefas como coleta de dados, negociações, demonstrações de produtos, entre outras.

Leia também5 razões para investir em um agente digital para sua empresa

Qual tecnologia de autoatendimento adotar?

Para obter bons resultados com o autoatendimento, é importante implementar uma tecnologia mais completa e capaz de atender às demandas da empresa de forma personalizada.

A Olos Tecnologia e Sistemas disponibiliza chatbots, URA e agente digital. Além disso, a empresa possui a solução exclusiva Olos Web Interactive (OWI).

Trata-se de uma plataforma visual, sonora e interativa capaz de executar funções de cobrança, vendas e SAC, como demonstração de produtos, negociações, coleta de dados e tudo o que seu negócio precisar. Todas as interações são realizadas do início ao fim sem a necessidade de interferência de um operador humano.

A tecnologia também utiliza inteligência de dados para se aprimorar com o tempo, tornando o contato com os usuários mais assertivos.

Quer adotar canais de autoatendimento mais eficientes na sua empresa? Conheça o Olos Web Interactive e entre em contato agora mesmo com nossos consultores!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Compartilhar

Cadastre-se em nossa newsletter

Mais matérias