Como usar a ferramenta de autoatendimento para aumentar resultados?

Os chatbots são softwares que utilizam inteligência artificial para viabilizar um autoatendimento rápido e eficiente para os consumidores. Com isso, é possível melhorar a comunicação e o relacionamento entre marcas e clientes.

Segundo estudo do Gartner, até 2022, os mecanismos automáticos de atendimento, como chatbots, serão responsáveis por 72% das interações com os consumidores.

Essa tendência crescente é motivada, principalmente, pelos benefícios do autoatendimento. Tanto para as empresas quanto para os consumidores. Saiba mais a seguir!

Quais as vantagens dos chatbots?

Os chatbots impactam diretamente a estratégia de relacionamento com o cliente, agilizando o contato e o atendimento. Sem contar que também proporciona melhores resultados comerciais.

Conheça as principais vantagens:

  • Otimização do atendimento

O cliente não precisa aguardar na fila de espera pela disponibilidade de um atendente. O que otimiza o atendimento ao consumidor. Além disso, é possível esclarecer dúvidas e realizar processos, como solicitação de segunda via, sem interagir com uma pessoa.

Com isso, as demandas são resolvidas de forma rápida e o cliente perde menos tempo com processos burocráticos.

  • Redução dos custos

Com a possibilidade dos clientes resolverem sozinhos diversas demandas, a empresa consegue uma redução de custos na área de atendimento. Tanto relacionada à diminuição da equipe, como também por exigir uma infraestrutura menor e menos equipamentos.

  • Disponibilidade

Nos canais de autoatendimento, o cliente pode entrar em contato 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso sem prejudicar a experiência nas interações, seja nos finais de semana ou fora do horário comercial.

  • Autonomia do cliente

A autonomia é outra vantagem do chatbot. A independência melhora a experiência do cliente com a marca, consolida o relacionamento e auxilia na fidelização.

Portanto, esses benefícios fazem com que o autoatendimento tenha potencial para aumentar os resultados da marca. O que vai gerar maior retorno financeiro para as empresas.

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Os principais usos do autoatendimento

Mesmo cientes dos benefícios, muitos gestores têm dúvidas sobre a aplicação do autoatendimento na prática. Por exemplo: para quais processos da operação o recurso é indicado? Na verdade, o chatbot e outras soluções são recomendados para todas as ações que possam incluir inteligência no atendimento.

Veja alguns setores:

  • Atendimento ao cliente: o uso do recurso no atendimento pode ajudar a resolver diversas demandas dos clientes. Por exemplo: troca de vencimento da fatura, contratação de serviço adicional, segunda via, cancelamento de serviço, solicitação de visita técnica, entre outras;
  • Agendamento e reservas: em segmentos como saúde e turismo, o autoatendimento evita duplicações nos agendamentos e reservas. Além disso, proporciona autonomia para o cliente escolher as melhores opções de acordo com seu interesse;
  • Pesquisas de satisfação: outra utilização comum corresponde às pesquisas de satisfação. Com isso, é possível avaliar atendimento, produto ou relacionamento com a marca, por exemplo.

Vale lembrar que o uso de chatbots em sites, redes sociais ou aplicativos de mensagem não é a única opção de autoatendimento.

Também é possível adotar esta estratégia para atendimento via telefone por meio de agentes digitais. A solução pode cumprir tarefas como coleta de dados, negociações, demonstrações de produtos, entre outras.

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Qual tecnologia de autoatendimento adotar?

Para obter bons resultados com o autoatendimento, é importante implementar uma tecnologia mais completa e capaz de atender às demandas da empresa de forma personalizada.

A Olos Tecnologia e Sistemas disponibiliza chatbots, URA e agente digital. Além disso, a empresa possui a solução exclusiva Olos Web Interactive (OWI).

Trata-se de uma plataforma visual, sonora e interativa capaz de executar funções de cobrança, vendas e SAC, como demonstração de produtos, negociações, coleta de dados e tudo o que seu negócio precisar. Todas as interações são realizadas do início ao fim sem a necessidade de interferência de um operador humano.

A tecnologia também utiliza inteligência de dados para se aprimorar com o tempo, tornando o contato com os usuários mais assertivos.

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