Como tornar a experiência do cliente o foco do meu negócio?

A competitividade em todos os segmentos exige que as empresas se dediquem aos consumidores. Neste sentido, melhorar a experiência do cliente é fundamental para se destacar no cenário atual, fidelizar os consumidores e proporcionar o crescimento do negócio.

No entanto, uma experiência memorável não está relacionada apenas ao atendimento, mas à cultura da marca como um todo ser voltada às necessidades dos clientes.

A seguir, saiba como desenvolver o seu negócio para que o cliente se torne o foco da sua atuação!

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7 estratégias com foco na experiência do cliente

A experiência do cliente é tão importante que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um serviço com melhor atendimento, segundo a Walker Info.

Conheça as estratégias que podem garantir esses resultados ao seu negócio!

1. Engajamento interno

Inicialmente, como mencionado, não se trata apenas do atendimento, porém de todo o negócio ser voltado ao cliente.

Para isso, é importante que todos os colaboradores entendam do que se trata a experiência do cliente e sejam comprometidos com ela.

Os treinamentos e ferramentas adequadas são dois passos importantes para alcançar esse engajamento da equipe com o consumidor.

2. Detalhamento de informações

Para propiciar uma experiência completa, é fundamental que todas as informações estejam disponíveis ao cliente, como:

  • Data de contratação;
  • Tipo de serviço e disponibilidade;
  • Vencimento;
  • Forma de pagamento, entre outros.

O detalhamento das informações é relevante para o consumidor não ter aquela desagradável sensação de que a empresa está “escondendo algo”.

Portanto, facilite o acesso do consumidor a todos os dados referentes ao contrato ou serviço.

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3. Personalização

Ninguém gosta de ser tratado como apenas mais um. No relacionamento com o cliente, esse aspecto é cada vez mais determinante.

personalização do atendimento envolve não apenas chamar o cliente pelo nome, mas também:

  • Ter acesso ao histórico;
  • Não fazer o cliente repetir os dados pessoais;
  • Conhecer os canais preferidos;
  • Fazer ofertas e sugestões adequadas às necessidades dele.

Com atendimento humanizado e exclusivo, o cliente sente que a marca está empenhada em resolver as demandas e atender os seus desejos. Dessa forma, mesmo problemas mais complexos e desgastantes, são amenizados e não prejudicam o relacionamento.

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4. Políticas de devolução transparentes

Em diversos segmentos como e-commerce, varejo, operadoras de saúde e companhias áreas, as políticas de devolução devem ser transparentes e acessíveis ao cliente já no site da empresa.

O consumidor não deve precisar entrar em contato com um atendente para entender ou solicitar uma devolução ou alteração no serviço.

No entanto, caso ele faça esse contato, é fundamental que o operador seja prestativo e ágil na resolução do problema. Seja para fornecer a informação ou atender à demanda. O que impacta diretamente a satisfação do cliente.

5. Solicite feedbacks positivos ou negativos

Muitas empresas só pedem feedbacks quando sabem que ele será positivo. No entanto, os negativos têm um potencial de ensino significativamente maior.

Aprender com erros é um dos principais objetivos dos feedbacks. Dessa forma, solicite essa avaliação do cliente sempre. Com isso, é possível aprimorar o atendimento identificando falhas e acertos.

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6. Invista em agentes digitais

Os agentes digitais são opções eficazes para o atendimento mais ágil e personalizado ao cliente. Isso porque a solução permite o autoatendimento. Ou seja, é possível que o consumidor faça diversos procedimentos, sem a necessidade de entrar em contato com um atendente humano.

Isso sem contar que o recurso utiliza inteligência de dados e consegue se aprimorar com o tempo.

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7. Seja omnichannel 

Atualmente, outra exigência é que a experiência do cliente não seja afetada pelo canal utilizado. Assim, independentemente do meio de comunicação, deve-se garantir um atendimento de excelência.

Portanto, é importante reunir todos os canais para facilitar a comunicação, sem perder o que foi falado anteriormente na conversa. Com isso, a abordagem se torna mais assertiva e gera melhores resultados para o cliente.

Ferramenta completa e totalmente integrada, o OlosChannel viabiliza um atendimento unificado com e-mail, WhatsApp, vídeo, Facebook, telefone, SMS, chatbot, Telegram etc.

A tecnologia pode ser usada por diferentes segmentos que precisam aprimorar a experiência do cliente, como varejo, bancos, e-commerce, saúde (hospitais e clínicas), companhias aéreas, operadoras de Telecom, corretoras de investimento, entre outros.

Com o sistema, é possível oferecer uma experiência fluida e aumentar a satisfação com o atendimento, elevando as chances de retenção e fidelização.

Além disso, o OlosChannel conta com agente digital exclusivo, o Olos Web Interactive (OWI). Trata-se de uma plataforma visual, sonora e interativa capaz de executar funções de cobrança, vendas e SAC.

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