Como otimizar a experiência do paciente com uma plataforma omnichannel?

Diversos segmentos já aderiram às novas tecnologias com o objetivo de melhorar o relacionamento com os clientes. Na área da saúde, essa tendência não é diferente e a implementação de soluções, como a plataforma omnichannel, se faz necessária.

Esse recurso impacta diretamente a experiência do paciente, aumentando a qualidade no atendimento e influenciando a fidelização de clientes.

Saiba, a seguir, os principais benefícios da plataforma omnichannel no setor de saúde e a importância do atendimento receptivo.

Leia também: 5 dicas para otimizar o atendimento ao cliente no setor da saúde

Quais as vantagens da plataforma omnichannel?

A plataforma omnichannel foi desenvolvida para proporcionar a fluidez no atendimento nos diferentes canais de comunicação. Com a ferramenta, é possível unificar as informações referentes ao paciente. O que torna a abordagem mais assertiva, o atendimento ágil e facilita a resolução das demandas.

Confira os diferenciais do recurso!

1. Integração entre canais

A ferramenta viabiliza a integração entre os canais usados pela clínica ou hospital para contato. Por exemplo: telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, chatbots e outros.

Isso significa que um paciente que agendou a consulta por telefone não terá dificuldade em cancelar ou reagendar usando outro meio.

Além disso, o histórico de relacionamento com o paciente é integrado de maneira que todas as informações sejam acessíveis pelos canais disponibilizados. Tudo sem comprometer o sigilo do prontuário.

2. Flexibilidade

Muitos pacientes têm receio de só poder fazer contato por canais pouco acessíveis, como por telefone no horário comercial. Ou ainda pior: apenas pessoalmente. O que dificulta todos os processos, como agendamentos, acesso a exames etc.

A integração entre os canais também oferece benefícios adicionais ao paciente, como praticidade e flexibilidade no relacionamento com a instituição de saúde. Assim, é possível entrar em contato quando e como preferir.

Leia também: 3 dicas para otimizar a jornada do cliente com comunicação omnichannel

3. Eficiência no atendimento

Outro ponto positivo é que a plataforma omnichannel oferece funcionalidades para proporcionar um atendimento mais eficiente.

Um desses recursos é o uso de canais de autoatendimento. Assim, o paciente pode reagendar uma consulta sem precisar falar com um atendente humano.

Essa facilidade reduz o tempo de espera e torna o processo mais prático, além de diminuir os custos operacionais da empresa.

Leia também: O que considerar para uma estratégia omnichannel de sucesso?

4. Experiência do paciente

A melhora da experiência do paciente está entre os principais desafios e objetivos das instituições de saúde. Afinal, é preciso realizar um atendimento ágil, eficaz e também humanizado para promover a satisfação do cliente. As ferramentas tecnológicas são importantes aliadas neste processo.

Entre os benefícios da plataforma omnichannel para a experiência do paciente, vale destacar:

  • Autonomia do paciente para escolher o canal de comunicação de preferência;
  • Mudar o meio de contato durante o atendimento sem prejuízos à resolução dos problemas;
  • Não é preciso aguardar um atendente humano;
  • Não é necessário repetir as informações pessoais e o motivo do contato.

Com essas facilidades, o paciente pode entrar em contato e resolver a demanda em poucos minutos, com conforto e praticidade. O que o deixa mais predisposto a manter o relacionamento com a clínica ou hospital futuramente.

Leia também: Como inteligência de dados melhora o atendimento na área da saúde?

Como funciona o atendimento receptivo?

Uma facilidade da plataforma omnichannel é a disponibilidade de uma ferramenta de atendimento receptivoinovadora de forma integrada. Mas quais as vantagens dessa solução?

Nos modelos tradicionais de URA (Unidade de Resposta Audível), o paciente precisa realizar uma série de passos ineficazes, como:

  • Informar os dados pessoais diversas vezes;
  • Aguardar disponibilidade do atendente;
  • Repetir os motivos do contato.
  • E, possivelmente, não ter o problema resolvido.

No entanto, com a tecnologia certa, a situação é diferente. Uma vez que o atendimento receptivo moderno facilita e automatiza os processos realizados pelos pacientes. O que garante maior eficiência e agilidade, já que o paciente só precisa informar dados e motivo do contato uma vez.

Além disso, é possível programar ações específicas e personalizadas de acordo com o perfil do cliente.

Conheça a plataforma omnichannel com atendimento receptivo da Olos

Como você pode perceber, está mais do que na hora de atualizar a forma de atendimento na sua clínica ou hospital. O seu paciente precisa contar com canais unificados de comunicação e atendimento receptivo de qualidade.

Quer saber como adotar estas estratégias na sua instituição de saúde? Conte com o OlosChannel, plataforma omnichannel da Olos, com recursos como agente digital (Olos Web Interactive) e atendimento receptivo (Olos Receptivo).

A solução permite integrar todos os canais de relacionamento da empresa para oferecer a melhor experiência possível. Além disso, mapeia a jornada do cliente, identificando o histórico de atendimento para o contato ser mais relevante, e analisa as preferências do consumidor para a abordagem ser realizada no canal preferido.

Além disso, com a tecnologia do Olos Receptivo, é possível programar ações estratégicas para melhorar o atendimento automático. Tudo de acordo com o perfil do cliente. Por exemplo, pode-se:

  • Direcionar o cliente para o atendimento em outros canais (como o WhatsApp);
  • Enviar links por SMS tirando dúvidas sobre algum procedimento;
  • Identificar que o cliente comprou um pacote promocional recentemente etc.

O OlosChannel pode ser personalizado conforme as necessidades do negócio, tornando a solução mais completa e adequada às demandas existentes.

Conheça agora o OlosChannel, entre em contato conosco e agende uma visita demonstrativa.

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.

Deixe uma resposta