Como os agentes digitais impactam o comportamento do consumidor digital

O comportamento do consumidor digital muda rapidamente e diversas tecnologias são criadas com o objetivo de atender às demandas e necessidades desse público em constante evolução.

A finalidade é clara: com a implementação de soluções tecnológicas nas rotinas empresariais, pode-se, de alguma maneira, facilitar a relação da marca com o consumidor moderno, cada vez mais exigente, conectado e digital.

Leia mais: Saiba como atender ao novo comportamento do consumidor digital

Dessa maneira, é indispensável que as empresas encontrem novas ferramentas para promover o melhor relacionamento com os clientes, desenvolvendo experiências mais personalizadas, ágeis e assertivas. Neste caso, os agentes digitais aparecem como recursos valiosos para fornecer qualidade, seja para atendimento, suporte ou vendas.

Como atender ao comportamento do consumidor digital 

Segundo estudo realizado pela consultoria Gartner, 89% das empresas irão competir principalmente no âmbito da experiência do consumidor. Portanto, é essencial entender o comportamento do consumidor digital para oferecer o melhor atendimento e, consequentemente, a melhor experiência.

Nesse sentido, vamos destacar alguns aspectos que os consumidores buscam:

Suporte e atendimento sempre disponível: os clientes querem que as marcas tenham capacidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Resolução com o responsável certo: os clientes têm grande frustração ao serem enviados de um atendente para outro, ou serem repassados para algum atendimento digital para resolver sua demanda, querendo uma solução mais rápida e sem direcionamentos.

Informações atualizadas e integradas: segundo o Customer Range Study, 77% dos consumidores odeiam repetir informações. Então, é fundamental ter os dados centralizados e unificados em todas as plataformas de atendimento para evitar isso.

Apoio ágil aos processos de compra: de acordo com a Forrester Research, quase 60% dos clientes abandonam a compra se a empresa não responder às perguntas rapidamente. Ou seja, é preciso ter ferramentas para atender a essa demanda.

Para ajudar em todos estes casos, o agente digital está pronto para suprir as necessidades do comportamento do consumidor digital.

Leia mais: 5 razões para investir em um agente digital para sua empresa

Quais as vantagens do agente digital para o meu negócio? 

Os gestores, que estudam maneiras de aplicar táticas eficientes e assim elevar a lucratividade, têm nos agentes digitais a melhor opção para atingir tais objetivos.

Isso porque essa inovação é indispensável para entender o comportamento do consumidor digital e oferecer um atendimento adequado. 

Mas quais as vantagens exatas do uso dessa solução na dinâmica interna das empresas? Para conhecer a resposta dessa pergunta, confira a lista:

Diminuição nos custos de operação

A aplicação do agente digital  permite a automação do atendimento e a liberação da equipe para atividades menos repetitivas e que exigem uma atuação mais estratégica

Dessa maneira, pode-se cortar gastos desnecessários e alocar os recursos de maneira mais inteligente.

Maior agilidade e menos erros

Um dos pontos positivos dos agentes digitais está presente quando se considera o número alto dos atendimentos necessários em um dia simples de operação que, muitas vezes, é superior à força de trabalho aplicada.

Com a utilização de tecnologias, então, pode-se aumentar a eficiência consideravelmente, ao mesmo tempo em que uma série de erros que poderiam ser cometidos pelos atendentes humanos são evitados.

Capacidade de escalonar

Uma dificuldade recorrente nas companhias aparece nos momentos em que é necessário aumentar a quantidade de funcionários.

Além de todo o processo para contratações, há um tempo preciso para assegurar que toda a equipe esteja com todos os conhecimentos indispensáveis para a realização das tarefas.

Ao utilizar das possibilidades virtuais, esse receio é rapidamente sanado, uma vez que os agentes digitais possuem capacidade de substituir um alto número de atendentes humanos.

Experiência personalizada

Entender o comportamento do consumidor digital deixou de ser um luxo para os negócios. Agora, essas informações já são primordiais para assegurar a excelência nas transações comerciais.

Tendo isso em vista, as habilidades oferecidas por agentes virtuais para o melhor entendimento do perfil de cada cliente são valorosas, pois permitem a personalização do atendimento em cada uma de suas etapas.

Construção de um fluxo conversacional

Ter à mão um agente digital que permita desenvolver simulações de diálogos é essencial para garantir melhores comunicações com o público.

Fazer essas comunicações de maneira fluída e com uma linguagem adequada é extremamente importante.

Leia também: Como o marketing conversacional revoluciona o atendimento?

Conte com uma empresa especializada em atendimento virtual

Ter o apoio de uma empresa respeitada no mercado e com as experiências necessárias para alavancar os lucros do seu negócio é fundamental.

Somente assim, pode-se atingir o melhor entendimento do comportamento do consumidor digital.

Nesse sentido, ter à disposição os serviços da Olos Tecnologia é a melhor solução. Nós contamos com uma série de ferramentas ideais para ajudar na eliminação dos gastos, no aumento da eficiência e na melhor experiência do cliente.

Entre elas, destacam-se nossos softwares de agentes digitais, essenciais para prestar o suporte e atendimento para os clientes. O agente digital da Olos é uma solução com reconhecimento de voz para atendimento ativo e receptivo, promovendo interações do início ao fim do contato.

A tecnologia entende a necessidade do consumidor, responde perguntas, fornece informações sobre produtos e dúvidas, realiza operações cotidianas de SAC, vendas e cobranças, dispensando a necessidade do operador humano. 

Quer saber mais sobre como a Olos pode trazer benefícios para o seu negócio? Acesse nosso site e entre em contato conosco!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.