EnglishPortuguêsEspañol

Aproveite a leitura!

Autoatendimento x Satisfação do cliente

As empresas seguem em busca de soluções para aumentar a satisfação do cliente com a marca. Neste cenário, o autoatendimento surge como uma resposta fácil e acessível.

Afinal, por meio dos recursos do autoatendimento, os consumidores podem solicitar diferentes serviços e informações por uma gama de canais. E o melhor: sem depender de um atendente para resolver suas demandas.

Mas por que as organizações devem se preocupar tanto com o atendimento? Isso porque, para 80% dos consumidores, a experiência oferecida e a qualidade no atendimento são tão importantes quanto a qualidade dos produtos e serviços, segundo pesquisa da Salesforce.

A seguir, saiba a importância do autoatendimento para a satisfação do consumidor e como viabilizá-lo na sua empresa!

Quais as vantagens do autoatendimento?

O autoatendimento proporciona uma série de benefícios para as organizações e os clientes. Por isso, o investimento nessa solução tecnológica tende a aumentar nos próximos anos. Até porque o recurso ajuda a reter e fidelizar os clientes nas empresas, proporcionando um retorno do investimento.

Então, conheça as principais vantagens de adotar a prática na sua operação:

  • Redução de custos: a empresa diminui os custos com a equipe e também reduz a sobrecarga em alguns canais mais onerosos, como e-mail e telefone;
  • Otimização do tempo: o cliente não precisa aguardar a disponibilidade de um agente para atendê-lo, já que é possível dar andamento à questão sozinho;
  • Disponibilidade: os sistemas funcionam 24 horas, 7 dias por semana, sem a necessidade de atendentes disponíveis todo esse período e oferecendo mais flexibilidade ao cliente;
  • Autonomia: o consumidor fica no centro do relacionamento com a marca. Com isso, tem autonomia para definir qual tipo de atendimento é mais adequado à situação.

O resultado de todos estes benefícios é o aumento na satisfação do cliente. Uma vez que o consumidor sente que a estratégia de atendimento foi desenvolvida conforme as suas necessidades.

Leia tambémComo ter mais resultados com autoatendimento?

Quais soluções usadas no autoatendimento?

Apesar das vantagens, muitas empresas ficam em dúvida sobre quais soluções de autoatendimento adotar para obter melhores resultados. A seguir, apresentamos três principais:

  • Chatbot: nessa opção, o cliente tem autoatendimento via opções de chat, como WhatsApp, SMS, site ou redes sociais. Um robô inteligente interpreta a comunicação e oferece a resposta mais apropriada ao caso;
  • URA: a Unidade de Resposta Audível viabiliza o autoatendimento via telefone. Dessa forma, melhora a experiência do cliente ao direcioná-lo com assertividade e em menos tempo ao atendente ou setor específico;
  • Agentes digitais: são soluções que podem ser integradas a telefone, chat, site e outros canais. Podem auxiliar o cliente na resolução de um problema de modo automatizado e inteligente.

Além de viabilizar que o cliente conduza o processo de atendimento, as ferramentas possibilitam a coleta de informações para realizar o atendimento mais inteligente e estratégico.

Ao capturar os dados de preferência do consumidor, a empresa consegue proporcionar uma experiência personalizada. Assim, pode identificar o canal pelo qual o cliente prefere ser abordado futuramente de acordo com o motivo do contato.

Leia também5 razões para investir em um agente digital para sua empresa

Como implementar a solução nas empresas?

Para aumentar a satisfação do cliente e conseguir melhores resultados na sua empresa, é preciso sair na frente da concorrência e começar a implementar o recurso. Mas como encontrar a solução adequada e eficiente para o seu negócio? Conheça o Olos Web Interactive (OWI)!

Tecnologia exclusiva da Olos, o recurso consiste em uma plataforma visual, sonora e interativa capaz de executar funções de cobrança, vendas e SAC. Por exemplo, a ferramenta pode realizar demonstração de produtos, negociações, emissão de segunda via, coleta de dados e outras ações, do início ao fim do processo.

Com inteligência de dados, a tecnologia se aprimora com o tempo, tornando o contato com o público-alvo mais assertivo, além de proporcionar a personalização na comunicação.

Saiba como o OWI pode ser implementado na sua empresa e agende uma visita demonstrativa!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Compartilhar

Cadastre-se em nossa newsletter

Mais matérias