EnglishPortuguêsEspañol

Aproveite a leitura!

Voz sobre IP

O novo cenário do mercado exige que as empresas implementem soluções compatíveis com a transformação digital. Afinal, é necessário atender tanto às exigências dos clientes quando às demandas por mais eficiência e economia. Desta forma, um sistema de voz sobre IP é um diferencial relevante para o seu negócio.

O sistema de voz sobre IP apresenta diferentes benefícios às empresas. Mas antes de conhecê-los, confira do que se trata a solução e como colocar em prática.

Como funciona o sistema de voz sobre IP?

Voz sobre IP é o mesmo que Voz sobre Protocolo de Internet, também conhecido como VoIP. Esse sistema permite a difusão do tráfego de voz usando redes de internet. Portanto, em vez de usar uma rede de telefonia tradicional, a empresa pode contar com a internet para realizar a comunicação.

O Protocolo de Internet (IP) inicialmente era usado apenas para redes de dados. No entanto, os benefícios e as facilidades do sistema fizeram com que surgisse a opção da rede de voz. Até por isso, a sua utilização se torna cada vez mais frequente nas empresas.

O VoIP, na verdade, substitui muitas funcionalidades que antes só poderiam ser atendidas pelos sistemas tradicionais de telecomunicações. Porém, tais ferramentas convencionais proporcionavam limitações espaciais e tarifas mais caras.

Quais as vantagens de implementar a solução na minha empresa?

Agora que você já sabe como funciona o sistema de voz sobre IP, vamos mostrar como o investimento na tecnologia pode trazer retornos reais para a sua empresa. Por isso, é importante conhecer as vantagens dessa solução. Confira 4 vantagens!

1. Redução de custos

O primeiro benefício de instalar um sistema de voz sobre IP na empresa se refere à redução de custos. Uma vez que, inicialmente, é possível diminuir os gastos com tarifas relacionadas à rede tradicional de comunicação.

Ao optar pelo VoIP, uma rede privada de comunicação é instalada de forma que os usuários realizam chamadas sem nenhum custo entre si. Isso permite que todas as chamadas entre ramais, sejam da própria empresa ou com matriz e outras filiais não tenham custo.

Chamadas de longa distância ou mesmo internacionais também podem ser realizadas pelo sistema com tarifas mais acessíveis. O que permite diminuir custos com DDD e DDI.

A redução de custos também ocorre por causa da menor necessidade de manutenção do sistema, decorrente do uso da internet no processo.

Leia tambémComo reduzir custos com atendimento e relacionamento com o cliente

2. Produtividade

O aumento da produtividade das equipes é uma das principais vantagens da voz sobre IP. A tecnologia propicia uma melhor integração e comunicação entre as áreas. Com isso, é possível melhorar a agilidade nos processos, a tomada de decisão e a conclusão de projetos.

Além disso, a rede privada pode incluir telefones locais e também dispositivos móveis. Dessa forma, os colaboradores têm mobilidade e podem usar a rede mesmo quando estiverem em funções externas. O que impacta diretamente nos custos por reduzir as chamadas por celular.

Leia também5 indicadores de desempenho que devem ser monitorados

3. Personalização

A solução pode ser adaptada conforme à necessidade da sua empresa. Assim, é possível atender a necessidades específicas, como:

  • Redirecionamento de chamadas nos finais de semana;
  • Ampliação da quantidade de números e ramais;
  • Entre outras facilidades.

O benefício é que essas alterações e melhorias no serviço incluem sempre a manutenção da segurança das redes usadas. Ou seja, mantém a confiabilidade e o sigilo das comunicações corporativas.

4. Transformação digital

Como afirmamos inicialmente, adotar a transformação digital é essencial para que as empresas se tornem mais competitivas. Com isso, você consegue reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos, assim como melhorar o atendimento do cliente e a satisfação do consumidor.

Portanto, adotar a tecnologia de voz sobre IP para comunicação corporativa é importante para a consolidação de uma cultura interna receptiva à transformação digital. Nesse cenário, uma parceira qualificada pode ajudar o seu negócio a desenvolver tecnologias de modo a diminuir custos e tornar a experiência do cliente memorável.

Olos criou uma plataforma omnichannel para oferecer uma solução totalmente inovadora para empresas que buscam adequar-se à Era Digital. O OlosChannel é um software que utiliza a inteligência de dados para proporcionar uma experiência rica aos clientes e melhorar a performance das equipes.

A ferramenta utiliza o sistema de voz sobre IP para gerar redução de custos, assertividade na comunicação, maior produtividade da equipe e monitoramento dos fluxos de atendimento.

Além disso, essa tecnologia monitora e reúne diversos canais, como voz, URA, agente digital, SMS bot, chatbot, e-mail, entre outros, em uma única plataforma. Com isso, o cliente pode mudar de canais sem prejudicar o suporte e manterá uma mensagem fluida em todos eles. O que vai garantir a qualidade no atendimento.

Conheça mais sobre o OlosChannel e entre em contato agora!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Compartilhar

Cadastre-se em nossa newsletter

Mais matérias