Como a inteligência de dados melhora a experiência do cliente?

No novo cenário mercadológico, as empresas brasileiras já compreenderam que é fundamental contar com a inteligência de dados na área estratégica. Isso porque o uso dessas informações promete melhorar a experiência do cliente e aumentar os resultados do seu negócio.

Ainda assim, muitos gestores têm dúvidas sobre como utilizar os dados e qual a estrutura necessária para viabilizar o desenvolvimento dessa área. Então, para saber como implementar esse recurso na sua empresa, continue a leitura!

Como a inteligência de dados auxilia em estratégias de negócio

Atualmente, os usuários, as empresas e o setor público produzem dados a uma velocidade nunca vista anteriormente. Esse aspecto mudou a forma como as próprias corporações e mercados operam, além de alterar a tomada de decisão e o atendimento ao cliente.

Se antigamente um bom gestor era aquele que tinha o “feeling” do negócio, nos dias atuais, a tomada de decisão estratégica está muito mais relacionada com a capacidade de usar e entender os dados gerados.

Essa característica provoca uma mudança substancial nas estratégias de negócios. Afinal, permite que as decisões, as soluções e o posicionamento da marca sejam definidos com base em informações mais claras e objetivas. O que reduz a margem de erros.

Por exemplo, o uso de dados propicia identificar se um serviço tem uma elevada taxa de reclamação. A tecnologia ainda ajuda a quantificar e segmentar as críticas recebidas por diferentes modalidades como qualidade, atendimento, preço, etc. Dessa maneira, os gestores podem buscar soluções alinhadas para melhorar a experiência do cliente.

Ler tambémComo a análise do comportamento impacta a experiência do cliente?

A importância de ferramentas para captação e tratamento de dados

A velocidade de produção dos dados também exige um menor tempo de processamento. Por isso, muitos gestores, apesar de conhecerem a relevância da inteligência de dados, têm dificuldades em implementar a solução.

Para atender a essa demanda, a sua empresa deve investir em ferramentas adequadas para captação, tratamento, processamento e armazenamento. Elas permitem coletar tanto dados estruturados (textos, relatórios, blogs etc.) quanto não-estruturados (imagens, áudios etc.) e padronizá-los.

A padronização é importante para verificar dados desatualizados, eliminar duplicações, entre outros problemas. O que poderia comprometer os resultados obtidos na análise. Essas e outras demandas são atendidas pelas ferramentas de inteligência.

Os desafios da gestão de dados com foco na experiência do cliente

Mas como utilizar os dados para melhorar a experiência do cliente? Atualmente, a inteligência de dados enfrenta uma série de desafios. Confira os principais:

  • Grande quantidade de dados disponíveis;
  • Alta velocidade de processamento e atualização das informações;
  • Diversidade de fontes e tipos de dados analisados.

Para resolver essas barreiras, o primeiro passo é compreender o próprio público, fundamentando-se na base de dados da empresa. Em seguida, os gestores devem manter a atualização constante dos dados para que as informações não se tornem obsoletas.

Para ajudar no uso da inteligência de dados para melhorar a experiência do cliente, você pode contar com o OlosChannel. Trata-se da plataforma omnichannel da Olos com foco no relacionamento com o cliente de forma inteligente.

O software faz o monitoramento da jornada do cliente, utilizando inteligência de dados para processar as informações de contato e identificar tendências e preferências dos consumidores. Com isso, o sistema proporciona personalização no atendimento e, consequentemente, engajamento dos clientes.

OlosChannel também gera relatórios completos de forma que as informações mais relevantes para a empresa possam ser destacadas. Assim, é possível transformar grandes dados em conhecimento de negócio e melhora da experiência do cliente. Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta