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Inteligência competitiva

Com as transformações proporcionadas pela era digital, as empresas passaram a adotar novas estratégias para se destacar no mercado. Neste sentido, algumas práticas, como inteligência competitiva, comunicação omnichannel e automação, começaram a ser implementadas.

Afinal, no cenário atual, as empresas precisam se adaptar às novas exigências do consumidor. Desta forma, é possível proporcionar uma melhor experiência ao cliente, aumentando as chances de retenção e fidelização. Para isso, é necessário desenvolver a capacidade analítica e soluções compatíveis com a situação.

A seguir, conheça uma dessas soluções: a inteligência competitiva. E saiba de que forma a estratégia pode tornar a experiência do cliente ainda mais positiva.

O que é inteligência competitiva?

Antes, o principal desafio era ter informações disponíveis para compreender melhor os fatores que impactavam o negócio. Atualmente, entretanto, o desafio se refere à capacidade de analisar a grande quantidade de dados criados e gerar inteligência a partir disso.

Assim, pode-se entender a inteligência competitiva como uma solução para coletar e analisar dados relevantes sobre a concorrência, clientes e mercado. Com isso, é possível identificar e criar tendências e ter uma tomada de decisões mais estratégica.

Leia também: Hiperpersonalização e inteligência de dados para aumentar as vendas

O ciclo de inteligência competitiva inclui cinco etapas:

  • Planejamento: envolve o estudo dos problemas mais prejudiciais ao negócio e desenvolvimento de um plano de ação;
  • Coleta de informações: refere-se ao processo de reunir os dados e identificar os mais relevantes para resolver o problema inicial;
  • Análise: faz a avaliação dos dados por meio de recursos tecnológicos, como ferramentas específicas e algoritmos;
  • Disseminação: é a capacidade de difundir a inteligência gerada na etapa de análise de forma clara e objetiva;
  • Tomada de decisões: trata-se do impacto da inteligência nas decisões do negócio, tornando-as mais assertivas.

Com estes passos, a empresa aumenta a capacidade de resolução de problemas e desenvolvimento estratégico de novas possibilidades de atuação.

Como melhorar a experiência do cliente com a inteligência competitiva?

Ao usar a inteligência competitiva nos negócios, os gestores têm maior conhecimento para melhorar a experiência do cliente. A seguir, conheça três aplicações possíveis para a estratégia.

1. Inteligência de dados

inteligência de dados aplicada ao consumidor se refere à capacidade da empresa de analisar as informações disponíveis dos clientes. Seu objetivo é identificar preferências e tornar a comunicação e o relacionamento com o consumidor mais relevantes.

2. Jornada de compra

Os dados do consumidor permitem mapear a jornada de compra visando conhecer melhor as preferências do cliente. Isso permite que as abordagens ocorram no momento adequado da decisão do cliente, tornando os contatos mais efetivos.

3. Personalização

Um dos grandes trunfos das empresas que utilizam inteligência competitiva é conhecer a concorrência e os clientes profundamente. Com isso, é possível personalizar a experiência de compra, agregando valor para o consumidor e aumentando a satisfação com a marca.

Como estruturar a estratégia na empresa?

Para que seja possível adotar inteligência competitiva no negócio e usá-la em prol da experiência do cliente, é essencial realizar os investimentos certos. Para isso, é importante contar com tecnologias adequadas.

Olos Web Interactive (OWI), solução exclusiva da Olos, é uma plataforma visual, sonora e interativa de atendimento, capaz de executar funções de cobrança, vendas e SAC, como demonstração de produtos e negociações, do início ao fim.

Além disso, utiliza inteligência de dados e aprendizado de máquina para se aprimorar com o tempo, tornando a comunicação com o público-alvo cada vez mais assertiva.

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