6 formas de otimizar a experiência de compra no varejo

O perfil do consumidor brasileiro tem passado por uma série de transformações. Depois de anos apegado em marcas tradicionais, ele agora não tem medo de buscar novas soluções. Por conta disso, se faz cada vez mais importante a experiência de compra no varejo.

Leia também: https://www.olos.com.br/noticias/jornada-de-compra-do-cliente/

Um estudo recente da Nielsen apontou um dado interessante sobre essa questão: 95% dos brasileiros não apresentam fidelidade às marcas, lojas ou produtos. Esse número representa uma tendência de clientes mais exigentes e abertos a novas experiências.

Com esse dado, fica fácil de entender que o caminho para atingir um maior número de vendas é buscar solucionar os problemas dos clientes. Assim, é possível fidelizá-los, aumentando o número de vendas e o engajamento deles com a marca, por exemplo. 

Investimento em CX cresce

Segundo pesquisa da Gartner, 74% dos líderes de CX (Customer Experience, ou experiência do cliente na tradução livre) esperam aumentar os investimentos na área em 2020.  

O número se deve a maturação da visão do mercado quanto a importância do CX para o aumento do faturamento da empresa. Para título de comparação, em 2017 a mesma pesquisa apontava um índice de 47%.

Os pilares para uma boa experiência de compra no varejo

Para pensar em uma estratégia que otimize os resultados da experiência de compra no varejo, é preciso se atentar a alguns dos pilares básicos. 

O primeiro é saber como são os diferentes públicos e suas particularidades. Assim, é possível personalizar a experiência e tornar a percepção do consumidor em relação à marca mais positiva.

Por fim, é essencial dar atenção a jornada de compra do cliente – isto é cada momento desde o primeiro contato com a marca e até o pós-venda. Assim, é possível entender como ele se comporta em cada fase e desenvolver estratégias que potencializem as chances de venda. 

6 estratégias do foco na experiência de compra no varejo

  • Coleta de informações: a melhor forma de entender o cliente é saber o máximo possível sobre eles. Por isso, a coleta de dados tem suma importância para a empresa;
  • Personalizar promoções: com conhecimento de cada um dos clientes, é possível definir as estratégias que mais podem funcionar para cada um e assim aumentar as vendas;
  • Oferecer experiências omnichannel: interligar todos os canais de comunicação da empresa é a chave para um atendimento mais ágil e produtivo;
  • Promover atendimento ágil, eficiente e humanizado: para garantir uma boa experiência de compra no varejo é preciso contar com atendimento que possa solucionar os problemas dos clientes o mais rápido possível;
  • Criar conexão emocional com os clientes: com empatia na hora do atendimento ao cliente, é possível tornar a experiência do mesmo mais positiva e assim conseguir que ele volte a comprar da empresa;
  • Receber feedbacks, solucionar dúvidas e reclamações: é possível que eventuais dúvidas e críticas dos clientes sobre os serviços prestados representem um grupo maior de pessoas. Por conta disso, é preciso buscar contornar a situação e mostrar a busca por constante melhora.

 

Melhore a experiência de compra no varejo de sua empresa com o OlosChannel

A forma mais simples de melhorar a experiência de compra no varejo é através da plataforma de omnichannel da Olos Tecnologia, o OlosChannel

Com ele, sua empresa conta com as melhores soluções. É possível saber quais os canais de comunicação preferidos de cada cliente, qual o histórico dele com sua marca e fazer a interação com o consumidor por diferentes meios. 

Entre em contato conosco e marque uma demonstração

Deixe uma resposta