4 tecnologias que melhoram a experiência do cliente

experiência do cliente é um aspecto determinante para que as marcas consigam finalizar as vendas e também fidelizar consumidores. O que ajuda a melhorar os resultados e garantir a solidez do negócio.

De acordo com estudo da NewVoice, 50% dos consumidores ficam mais dispostos a consumir novamente da empresa após uma experiência positiva. Além disso, 69% recomendariam a empresa para amigos.

Dessa forma, a experiência do cliente é fundamental para o sucesso em diferentes segmentos, como varejo, e-commerce, saúde, telecomunicações, educação, entre outros.

Quer saber como evoluir a experiência do consumidor no seu negócio? A seguir, conheça tecnologias que auxiliam na qualidade do atendimento e no relacionamento com o cliente.

Leia tambémConheça os impactos da transformação digital na experiência do cliente

Quais tecnologias melhoram a experiência do cliente?

Os recursos tecnológicos são benéficos em diferentes sentidos. Com isso, contribuem para melhorar a experiência do cliente em si, assim como fornecer dados relevantes para que as empresas otimizem processos.

Pensando nisso, destacamos 4 exemplos de tecnologias que já impactam a experiência e o relacionamento entre clientes e marcas. Confira!

1. Plataforma omnichannel

Atualmente, o cliente já espera que as empresas tenham diferentes opções de canal para relacionamento. Isso traz facilidade e agilidade no contato.

Mas, além dessa multicanalidade, a expectativa é que haja integração entre os recursos. Dessa forma, um contato iniciado no aplicativo de mensagens, como WhatsApp, pode ser transferido para o telefone sem prejuízos na continuidade do atendimento.

Vale destacar que as plataformas omnichannel usam inteligência de dados para identificar os canais de preferência. Assim, direcionam os contatos para o meio adequado ao consumidor. Tudo como forma de tornar a experiência do cliente mais positiva.

Leia tambémComo a comunicação omnichannel ajuda a aumentar as vendas?

2. Agente digital

agente digital é uma tecnologia que dá autonomia ao cliente. Uma vez que o sistema inteligente realiza diferentes tarefas, como de cobrança, SAC e vendas, sem necessidade de um atendente humano.

Mas os agentes digitais não param apenas em atividades simples. O recurso é capaz de executar procedimentos mais complexos de forma rápida e eficiente.

Um exemplo é o caso das cobranças. Em vez de apenas alterar data de pagamento ou informar débitos pendentes, a solução já realiza cobranças e negociações de maior valor, otimizando esses processos.

Além disso, a tecnologia consegue se aprimorar com o tempo para dar respostas mais assertivas aos clientes. Assim, é possível oferecer o melhor atendimento ao consumidor.

Leia tambémComo usar a ferramenta de autoatendimento para aumentar resultados?

3. Inteligência de dados

inteligência de dados está presente em muitos processos de outras tecnologias, como a própria plataforma omnichannel e o agente digital. Mas como funciona esse recurso?

Trata-se de coletar informações dos clientes com o objetivo de oferecer relevância e personalização nos atendimentos prestados. Um exemplo é analisar os dados dos clientes relacionados ao horário de preferência de atendimento. A partir disso, é possível fazer abordagens direcionadas e efetivas.

Toda essa tecnologia contribui para otimizar o atendimento, o relacionamento e a experiência do cliente.

4. CRM

O CRM (Customer Relationship Management), traduzido como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, é uma das tecnologias mais importantes para a experiência do cliente.

O sistema garante que a marca tenha todo o histórico de relacionamento, demandas do cliente e jornada de compra. O que permite usar essas informações de maneira inteligente, personalizada e eficiente.

Trata-se de uma solução muito útil, por exemplo, no atendimento de call centers. Até porque possibilita a integração dos dados e todo o monitoramento da jornada para automatizar as tentativas de contato por meio de discadores.

Portanto, a solução oferece uma atendimento mais ágil e uma experiência diferenciada.

Como adotar a tecnologia mais adequada?

Ficou em dúvida por onde começar? O ideal é que a sua empresa busque por soluções que tenham essas tecnologias integradas, oferecendo um suporte completo e eficiente para os seus clientes.

O OlosChannel, por exemplo, consiste em uma plataforma omnichannel integrada com agente digital e que utiliza inteligência de dados para aumentar a assertividade das abordagens.

Além disso, reúne outros canais de atendimento, como voz (discador e dac), URA, SMS bot, chatbot, e-mail, entre outros.

Dessa forma, a ferramenta oferece uma série de benefícios às empresas, impactando diretamente a experiência do cliente. Assim, é possível atingir as demandas atuais dos consumidores, melhorar a satisfação com a marca e fidelizar os clientes.

Quer implementar um sistema completo na sua empresa? Conheça o OlosChannel e todas as suas vantagens!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta