7 tendências de tecnologia no atendimento ao cliente que vão mudar o mercado no futuro

Todo gestor sabe de uma máxima: sempre que possível, é fundamental modernizar a empresa para se adequar às mais recentes práticas adotadas pelo mercado. Nesse sentido, é recomendável investir em tecnologia no atendimento ao cliente.

A razão para isso é simples: adotar estratégias que permitam uma comunicação mais fluida com os consumidores impacta diretamente nos lucros. 

Leia mais: Conheça as tendências para qualidade e satisfação do cliente em 2021

Em um estudo da Microsoft, inclusive, 96% dos entrevistados declararam que um suporte eficiente aos consumidores é importante na escolha de quais marcas eles podem se tornar fiéis.

Dessa maneira, os líderes de negócios precisam buscar a aplicação da tecnologia no atendimento ao cliente constantemente. 

Mas quais são as tendências nessa área? Confira as principais:

Conheça 7 tendências de tecnologia no atendimento ao cliente

Comunicação face a face por videochamadas

Com o impacto da pandemia do novo coronavírus, uma nova forma de realizar o contato com os consumidores passou a acontecer: a comunicação face a face por meio de videoconferências.

A razão para essa inovação está na necessidade do público de interagir mantendo o contato visual, o que facilita a interação e, dessa maneira, a solução de problemas.

Troca de mensagens em tempo real

Outra possibilidade com grande crescimento nos últimos anos é a comunicação por mensagens de texto. 

No cenário atual, é comum que os consumidores desejem conversar por esse meio com as marcas em tempo real, isto é, sem um período de espera que possa incomodar.

Bots e Inteligência Artificial ajudando os profissionais

Outra tecnologia de atendimento ao cliente que chegou para ajudar as marcas são os bots. Alinhados com a inteligência artificial, eles estão cada vez mais participando das empresas em atividades decisivas.

Com vantagens como a disponibilidade 24/7 e a redução de custos, isso porque permitem um autoatendimento prático e simples, os bots consistem em soluções ideais para resolver uma série de problemas.

Entretanto, a tendência é que essas inovações atuem cada vez mais auxiliando os profissionais e não os substituindo. Isso acontece uma vez que há a necessidade de funcionários capacitados que atuam no controle e supervisão dessas ferramentas.

Veja também: Comunicação omnichannel: 5 tendências para o atendimento no varejo

Blockchain

Uma nova possibilidade de grande impacto no mercado é o blockchain, que, por conta de sua versatilidade e grande capacidade de solução de adversidades, pode ser uma eficiente tecnologia de atendimento ao cliente.

O principal motivo está no uso dos chamados “smart contracts”, ou contratos inteligentes, na tradução. 

Na prática, essa inovação pode ajudar os gestores a focar no core business, uma vez que podem facilitar o cumprimento de normas dos documentos e realizar ações como pagamentos sem a necessidade de envolvimento humano.

Autoatendimento

A busca pelo autoatendimento não se limita aos bots. Por conta da maior necessidade individual de resolução de problemas, é indispensável contar com ferramentas que facilitem esse processo, como páginas de FAQ, fóruns de discussão e opções de pesquisa por áudio.

Todas essas alternativas oferecem aos consumidores uma maior liberdade para resolver seus incidentes sem entrar em contato com a  empresa.

Decisão tomadas por dados

Conhecer exatamente qual é a taxa de sucesso no atendimento aos clientes é fundamental para desenvolver novos procedimentos que viabilizam uma experiência positiva de interação com a marca.

Essa é só uma das diferentes maneiras pelas quais os dados podem — e devem —, ser utilizadas pelas empresas para assegurar uma tomada de decisão mais consciente, cenário esse que vai se intensificar nos próximos anos.

Experiência omnichannel

Por fim, vale destacar uma tecnologia de atendimento ao cliente essencial para ter êxito no contato com o público: a experiência omnichannel.

Com ela, é possível oferecer um suporte de qualidade nos mais diferentes canais de comunicação e, dessa maneira, facilitar a resolução de problemas.

Nesse cenário, a melhor opção é o OlosChannel, da Olos Tecnologia. Essa solução viabiliza a experiência de interação por telefone, e-mail, chatbot, discadores de voz, SMS, WhatsApp e muito mais!

Com a vivência de uma empresa consolidada no mercado, a Olos Tecnologia consegue trazer uma série de vantagens com o OlosChannel, como maior assertividade na comunicação, a realização do mapeamento da jornada do cliente, a integração entre os canais e a otimização dos processos.

Quer saber mais sobre o OlosChannel e a razão dele ser uma tecnologia de atendimento ao cliente de grande valor para o seu negócio? Entre em contato agora mesmo com nossos representantes e saiba mais!

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.