Saiba como a tecnologia no atendimento ao cliente otimiza os processos

A tecnologia no atendimento ao cliente é essencial para garantir uma boa experiência aos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e para assegurar inteligência de mercado.

No entanto, com a autorização do atendimento médico remoto, por meio da Portaria MS n° 467/2020, instituições de saúde precisam adotar a tecnologia no atendimento ao cliente para melhorar seus processos referentes a consultas médicas, como agendamento e suporte assistencial.

Nesse sentido, desde maio, mais da metade dos médicos realizam atendimentos online, de acordo com a pesquisa da Associação Paulista de Medicina. Além disso, os profissionais que participaram deste levantamento apontaram quais canais de comunicação mais usados para o atendimento. Confira os 3 principais:

  • Whatsapp 69%
  • Telefone 35,3%
  • Email 18,3%

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo para explicar como a tecnologia no atendimento ao cliente otimiza os processos e garante uma boa experiência aos pacientes. Boa leitura!

Leia também: Como melhorar o relacionamento com o cliente na telemedicina

Saiba como a tecnologia no atendimento ao cliente garante processos mais ágeis para consultas médicas

1. Agendamento de exames 

A tecnologia no atendimento ao cliente otimiza diversos processos referentes às consultas médicas, inclusive o agendamento de exames ou consultas.

Desta maneira, com a adoção de uma plataforma omnichannel é possível realizar o agendamento de maneira automatizada, sem precisar entrar em contato com nenhum atendente. 

Além da praticidade para agendar, também ficam disponíveis opções para reagendar ou cancelar, por exemplo.

2. Atendimento humano ágil e eficiente

Muitos gestores de instituições de saúde têm dúvidas sobre como a digitalização e modernização dos processos podem deixar o atendimento humanizado, mas a questão é que humanização refere-se à atenção personalizada às necessidades individuais.

Nesse sentido, a ferramenta que utiliza inteligência de dados para personalizar a experiência do paciente garante mais humanização do que um atendimento genérico realizado por um atendente que desconhece o histórico pessoal.

3. Diversos canais de interação com os pacientes

Uma outra característica fundamental da tecnologia no atendimento ao paciente é que é possível a utilização de diferentes canais para atendimento médico remoto.

Isso permite que um paciente com mais dificuldade de usar canais online, por exemplo, possa ser atendido usando o telefone padrão, para outro, pode ser usado uma outra solução mais tecnológica, de acordo com a preferência de cada um.

Ter diferentes opções de canais é importante para que a instituição possa personalizar o atendimento e dar suporte médico pelo canal que é mais acessível e prático para o paciente.

4. Comunicação personalizada

Como já citado anteriormente, a tecnologia no atendimento ao cliente também permite a comunicação personalizada, já que uma plataforma omnichannel garante o histórico de cada paciente e fica disponível para que a instituição realize as interações de acordo com as preferências de cada um.

Com esse recurso, opções customizadas são exibidas ao paciente quando ele entra em contato. Por exemplo, se ele já tem uma consulta agendada, as opções prioritárias incluem confirmar consulta ou alterar horário, reduzindo o tempo para resolução da demanda.

Leia também: Como promover a automação do atendimento na telemedicina com comunicação omnichannel e agentes digitais

Conte com a Olos e otimize os processos de atendimento da sua instituição de saúde

Para garantir todos os recursos da tecnologia no atendimento ao cliente para sua instituição de saúde, é importante contar com uma organização sólida e experiente.

Nesse sentido, a Olos Tecnologia tem o OlosChannel, plataforma omnichannel completa para integrar diferentes funcionalidades que garantam o atendimento ágil e humanizado na saúde, além de eficiência e segurança. Entre os recursos disponíveis incluem-se:

OlosCloud: plataforma Olos em nuvem, totalmente seguro, escalável, com rápida implantação e acesso simplificado, para atendimento ao cliente disponível por meio de link de internet, que oferece a possibilidade de trabalho remoto.

Discador preditivo: otimiza os processos de ligação telefônica, prevendo o momento adequado para o fim de uma ligação e já efetuando diversas chamadas simultaneamente. 

Vale lembrar que o discador preditivo da Olos tem o melhor desempenho do mercado e, inclusive, foi premiado com o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.

Sistema receptivo: permite a automação do atendimento receptivo para acelerar o processo de atendimento, a resolução de demandas e reduzir o tempo de chamada.

Agentes digitais: automatizam diversos tipos de operações via telefone, chat, site e outros canais de forma inteligente, como se fosse um ser humano.

Olos FastFlow: o agente digital instantâneo permite automatizar e otimizar os processos e facilitar a interação com o paciente. Além disso, a plataforma possui instalação ágil.

Olos Web Interactive (OWI): a plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa utiliza inteligência de dados para executar com excelência funções de atendimento, do início ao fim do processo, sem necessidade de operadores humanos.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor plataforma de comunicação omnichannel para o seu negócio!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.

Deixe uma resposta