Plataforma de autoatendimento: 5 benefícios no relacionamento com o cliente

Implementar uma plataforma de autoatendimento ganhou ainda mais relevância para estreitar o relacionamento com os clientes neste período desafiador por conta do coronavírus.

Vale destacar que, em 2021, o sucesso nos negócios dependerá de jornadas excepcionais ao cliente, e, segundo dados da New Voice Media, 58% dos consumidores não voltam a usar serviços de uma empresa após uma experiência ruim de atendimento.

Diante disso, ao implementar uma plataforma de autoatendimento, as empresas garantem os recursos necessários para atender os clientes por meio de canais digitais sem a presença de um operador humano.

Nesse sentido, segundo dados da Deloitte, 38% das empresas pretendem aumentar os investimentos em canais digitais de atendimento ao consumidor em 2021.

Continue a leitura e conheça as vantagens do autoatendimento para estreitar o relacionamento com os clientes.

Leia mais: 6 etapas para implantar o autoatendimento no atendimento ao cliente em tempos de home office

Confira 5 benefícios da plataforma de autoatendimento para o relacionamento com os consumidores

1. Automação de processos

A primeira vantagem de implementar uma plataforma de autoatendimento é justamente a automação de processos. Além da interação com os clientes sem a necessidade de um operador, a solução também permite o envio de notificações personalizadas e relatórios automáticos, por exemplo.

Desta maneira, sua empresa terá a ferramenta ideal para desenvolver estratégias de atendimento e promover a excelência na jornada dos consumidores.

2. Redução de custos

A partir dos atendimentos automatizados, redução de filas e eficiência nas interações com os clientes, a tecnologia também proporciona uma efetiva redução de custos na sua organização.

3 Disponibilidade

Ao implementar uma plataforma de autoatendimento, sua organização também assegura o suporte aos consumidores durante os 7 dias da semana e 24 horas por dia.

Assim, os clientes podem esclarecer dúvidas e entrar em contato a qualquer momento sem ter que aguardar o horário comercial para resolver suas ocorrências.

4. Eficiência e praticidade no atendimento

Atualmente, a interação via canais digitais aumentou e, por isso, cresceu a necessidade de investimentos para atender a essa demanda, conforme indicam os dados da Deloitte no início do texto.

Nesse sentido, os clientes também não querem perder tempo em filas para serem atendidos e ainda receber interações de qualidade ruim.

Por isso, a plataforma de autoatendimento também gera benefícios como a eficiência e a praticidade nos contatos com os clientes, em qualquer que seja o canal utilizado.

5. Satisfação dos clientes

Por fim, a plataforma de autoatendimento ajuda sua empresa a alcançar a tão almejada satisfação dos clientes.

Nesse sentido, vale destacar que 80% dos clientes afirmam que a experiência de atendimento tem a mesma importância que a qualidade dos produtos e serviços, de acordo com a pesquisa New Research on the State of Customer Experience, da Salesforce.

Além disso, segundo o mesmo estudo, 57% dos consumidores revelaram que deixariam de consumir produtos e serviços de uma marca se tiverem uma experiência melhor com a concorrente.

Leia também: Como usar a ferramenta de autoatendimento para aumentar resultados?

Conte com a Olos Tecnologia

Como visto, a plataforma de autoatendimento é essencial para garantir uma boa jornada aos clientes e, consequentemente, obter sucesso nos negócios em 2021.

Por isso, a Olos Tecnologia disponibiliza o Olos Web Interactive (OWI), solução exclusiva de autoatendimento para promover contatos inovadores com os clientes. 

A partir de interações visuais, sonoras e interativas, nossa plataforma se conecta com diversos canais de comunicação e pode ser totalmente customizável.

Entre agora mesmo em contato com os nossos especialistas e saiba como o Olos Web Interactive (OWI) pode ajudar sua empresa em 2021.

Baixe nosso infográfico e conheça os 5 passos para médias empresas melhorarem o relacionamento com o cliente utilizando omnichannel.