Plano de retomada pós-pandemia: 6 dicas para ter sucesso com o customer experience

Após um ano de 2020 intenso e marcado por uma série de dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas já estão mais esperançosas e focadas em desenvolver um plano de retomada pós-pandemia.

Para isso, uma estratégia interessante é focar no customer experience, ou experiência do cliente, na tradução literal. 

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Em linhas gerais, esse conceito abrange as impressões e percepções que os consumidores têm em relação a uma determinada marca depois de um contato, como a aquisição de um produto, por exemplo.

Estar atento a esse fator é fundamental. Ao focar no customer experience, os negócios conseguem aumentar a fidelidade dos clientes e, assim, elevar as vendas.  

Um estudo da PWC, inclusive, apontou que 73% dos consumidores dizem que a experiência do cliente é um fator importante em suas decisões de compra. Porém, apenas 49% acreditam que as empresas têm sucesso nesse processo. 

Nesse sentido, é fundamental ter foco em oferecer interações positivas para, dessa maneira, alcançar maior êxito comercial com a aplicação desse plano de retomada pós-pandemia. 

Mas o que fazer para atingir esse objetivo? Para responder a essa questão, separamos algumas dicas preciosas. Confira: 

Plano de retomada pós-pandemia: 6 dicas essenciais para ter sucesso com o customer experience

Flexibilidade é primordial

Antes de iniciar o plano de retomada pós-pandemia, os gestores devem lembrar das estratégias que os fizeram ter sucesso na manutenção dos clientes

Uma delas é a flexibilidade, essencial para engajar o público em um momento em que pessoas e marcas precisaram adaptar-se a uma série de mudanças.

Nesse sentido, é indispensável contar com ferramentas que permitam a realização de tarefas por meios digitais e não dependam da ida para um local físico. 

Essa escolha é mais prática e facilita as interações, o que é extremamente positivo.

Foco no engajamento 

Uma das maneiras mais importantes para superar os concorrentes é ter à disposição uma equipe capacitada e engajada. 

Para isso, é fundamental investir em uma relação positiva com os funcionários e promover ações como treinamentos corporativos e integrações, que elevam a moral interna e geram maior lealdade com o negócio.

Mantenha os colaboradores capacitados

Além de aumentar o engajamento interno, o foco no desenvolvimento profissional no time é essencial em um plano de retomada pós-pandemia.

Isso porque, cada vez mais, os consumidores esperam interagir com pessoas capacitadas para o serviço e que tenham na ponta da língua informações sobre as soluções da empresa e o histórico da jornada de atendimento.

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Agilidade no virtual

A importância dos canais digitais cresce a todo dia. Mais ágeis e práticos, eles viabilizam uma customer experience positiva e conquistam, até mesmo, as pessoas que antes relutavam em utilizar essas tecnologias.

Observando esse cenário e a necessidade de desenvolver um plano de retomada pós-pandemia, uma boa estratégia é aplicar ainda mais recursos para inserir na operação soluções virtuais de qualidade.

Personalização humanizada

Entre as etapas de maior relevância para o customer experience está o atendimento. Uma demanda do público nessa interação é a personalização.

No caso, a personalização pedida se refere a um conhecimento mais aprofundado dos atendentes em relação ao histórico de compras e todos os contatos anteriores, permitindo, dessa maneira, a resolução mais rápida dos problemas. 

Conte com tecnologia de ponta

A sexta dica para ter sucesso ao desenvolver o plano de retomada pós-pandemia é simples: conte com tecnologia de ponta

Nesse sentido, a melhor opção é aderir ferramentas como o OlosChannel, da Olos Tecnologia, que viabiliza um contato eficiente com os consumidores por meio de diversos canais de comunicação como e-mail, telefone, SMS bot, chatbot, atendimento receptivo, agente multimídia, WhatsApp e telefone.

Totalmente integrada, a plataforma OlosChannel permite um mapeamento da jornada do cliente e promove maior assertividade na comunicação. Dessa maneira, é possível reduzir os custos de operação, elevar a produtividade e otimizar os processos.

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