Como uma estratégia omnichannel de atendimento pode impactar os negócios?

O atendimento ao cliente tem sido alvo de grande avanço tecnológico, um alento especialmente para aquelas empresas que têm centenas de clientes fazendo contato simultaneamente.

A automação tem permitido atender um grande número de pessoas ao mesmo tempo e com agilidade, sem perda de qualidade. Avanços na área de Inteligência Artificial têm permitido que agentes digitais sejam capazes de entender o que é solicitado e responder com clareza, numa interação em que tanto o cliente quanto a empresa saem ganhando.

Porém, uma das melhores novidades dos últimos tempos é a possibilidade de se ter um atendimento omnichannel, com a integração de diferentes canais numa só plataforma. Isso trouxe muitas vantagens para as empresas e grande facilidade de gestão.

estratégia omnichannel

estratégia omnichannel

Vantagens do atendimento omnichannel

O consumidor tem à disposição diferentes canais e usa vários deles no seu dia a dia. Para contactar uma empresa, pode escolher entre o telefone, web chat, as redes sociais, o WhatsApp, o e-mail e a lista vai longe. Parece ser um desafio cobrir tantos canais de atendimento, mas com uma estratégia omnichannel isso fica bem mais fácil.

Omnichannel envolve a integração de diferentes canais, o que significa que toda a jornada de atendimento fica centralizada, não importa quais canais tenham sido usados para o contato.

A integração significa mais vantagens operacionais para a empresa:

  • A comunicação durante a jornada de atendimento centralizada.
  • As informações prestadas serão as mesmas, não importa o canal.
  • Análise e planejamento das jornadas de atendimento.

Estudo do Gartner, feito com consumidores americanos, listou os benefícios mais valorizados pelos clientes no atendimento das empresas. São eles: proatividade e transparência, e eles têm impacto direto na fidelidade. Ambos são alcançados com uma estratégia omnichannel.

Por que adotar a estratégia omnichannel?

  • 44% das empresas norte-americanas já mudaram para uma abordagem digital que prioriza a experiência do cliente (IDG), essa é a tendência.
  • 56% dos CEOs disseram que as melhorias digitais levaram a um crescimento da receita (Gartner).
  • 75% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma empresa que conhece seu nome e seu histórico de compras e que recomenda produtos com base em suas preferências (Accenture).

Com OlosChannel, sua empresa pode revolucionar a experiência do cliente. A solução integra tudo com um único software, num só lugar, nos mundos de texto e voz: discadores de voz, agente multimídia, SMS bot, chatbot, redes sociais, e-mail, agente digital, atendimento receptivo, gravação digital, monitoramento e muito mais.

Com a integração, é possível identificar os canais de preferência do consumidor de forma automática, mapear a jornada e acessar o histórico completo do consumidor. A automação contempla tanto o atendimento receptivo, ativo ou blended. E a gestão fica facilitada, com grandes ganhos para a sua empresa.

estratégia omnichannel