Atendimento via Whatsapp: saiba como implementar na sua empresa

O atendimento via Whatsapp, que já vinha em alta, ganhou ainda mais relevância e tornou-se uma tendência de mercado a partir da crise, que aumentou as vendas online e gerou uma demanda maior também no setor de suporte das empresas.

Nesse sentido, vale a apontar que as vendas nos canais online aumentaram 67% após o início da crise, de acordo com a Deloitte. Além disso, o consumo de internet no Brasil também aumentou 30% neste período, segundo a consultoria Suno Research.

E para completar, desde o início de fevereiro de 2020, o aumento no uso do Whatsapp por clientes que preferem conversar com empresas cresceu em 101%, como aponta a GS1 Brasil.

Diante disso, o atendimento via Whatsapp é essencial para as organizações acompanharem as tendências de mercado. Continue a leitura e saiba mais.

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Conheça os principais passos para implementar o atendimento via Whatsapp em sua empresa

Planejamento

O primeiro passo para implementar o atendimento via Whatsapp é o planejamento para disponibilizar o canal aos clientes de maneira eficiente.

Para isso, é preciso definir metas, contabilizar a base de contatos e estabelecer o fluxo otimizado de atendimentos.

Disponibilizar um contato exclusivo 

É importante disponibilizar um contato exclusivo para atendimento via Whatsapp Business. Desta maneira, sua empresa delimita os horários para o suporte e ainda mantém o profissionalismo.

Estruturar o atendimento de maneira ágil e eficiente

Clientes que entram em contato com empresas via aplicativos de mensagens esperam respostas rápidas e satisfatórias e não apenas interação automática que não soluciona a ocorrência.

Por isso, estruture o seu time de atendimento de maneira que as interações com os consumidores sejam rápidas e eficientes.

Personalize as interações com os clientes

Atualmente, além das respostas rápidas, os clientes apreciam quando uma marca utiliza uma linguagem personalizada e que dê a sensação de proximidade com o consumidor.

Por isso, estude o seu público e personalize as interações para, além de solucionar as ocorrências, reter e fidelizar os clientes.

Mantenha o histórico de contatos

A inteligência de dados é uma tendência para 2021 e, no contexto do atendimento via Whatsapp, manter o histórico de contatos é essencial para promover interações de qualidade, com eficiência e agilidade, e assim obter a satisfação dos clientes.

Na prática, logo que um consumidor abre um chamado, o operador já tem rapidamente todo o histórico do cliente e não perde tempo pedindo informações básicas para abrir a ocorrência.

De acordo com a Microsoft, 72% dos consumidores dizem que, ao entrar em contato com uma empresa, os clientes esperam que o atendimento “saiba quem é, o que comprou e tenha insights sobre seus contatos anteriores”. 

Acompanhe as métricas

Por fim, acompanhar as métricas é fundamental para identificar gargalos, pontos de melhoria e obter insights relevantes ao seu negócio.

Neste ponto, além do próprio Whatsapp Business fornecer indicadores, uma plataforma omnichannel é essencial para o sucesso do atendimento via aplicativos de mensagens.

Leia também: Tecnologia no atendimento ao cliente: como atualizar os canais na estratégia de negócio

Conte com a Olos Tecnologia

Como visto, o atendimento via Whatsapp é uma tendência de mercado e essencial para estreitar o relacionamento com os clientes.

Para que essa estratégia tenha sucesso, utilizar a plataforma omnichannel OlosChannel da Olos Tecnologia disponibiliza diversos recursos para sua empresa, como o atendimento em diversos canais em uma única plataforma.

Além disso, a plataforma oferece histórico de dados e automação de processos para sua empresa oferecer uma jornada única e personalizada de atendimento.

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