Saiba como o agente digital facilita negociações e cobranças

As novas tecnologias e as mudanças nos comportamentos dos consumidores exigem que as empresas estejam constantemente em inovação se o objetivo é melhorar resultados e otimizar a operação. Nesse cenário, a adoção de um agente digital é determinante para uma maior qualidade e eficácia das centrais de cobrança.

A seguir conheça o que é essa tecnologia e como ela pode contribuir para aumentar os resultados da sua empresa.

Importância do agente digital

O agente digital é um sistema utilizado para automatizar o atendimento e realizar negociações em diferentes canais, como chat, telefone, site, redes sociais e outros sem reduzir a humanização e proporcionando mais eficiência.

De acordo com a pesquisa “Economist Intelligence Unit Creating a Seamless Customer Experience Report”, 47% dos consumidores afirmam que a rapidez para atender uma solicitação ou reclamação é determinante na experiência do cliente.

E é justamente essa maior agilidade no atendimento que é proporcionada quando a empresa opta pela implementação de um agente digital. Essa tecnologia utiliza mapas mentais, dicionários semânticos e inteligência de dados para identificar as demandas apresentadas pelo consumidor e indicar a melhor solução para o caso.

Destaca-se ainda que a inteligência de dados permite que esses sistemas continuem evoluindo, de forma que mais atendimentos vão possibilitar uma melhora significativa da tecnologia e aprimorá-la cada vez mais.

Uma dúvida frequente é em quais canais esses sistemas podem ser usados, sendo esse um benefício da solução, pois ela permite a comunicação com o cliente por meio de:

  • Voz (discador e dac);
  • Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Agente multimídia;
  • SMS bot;
  • Chatbot (Facebook Messenger, WhatsApp, Skype, Telegram etc.);
  • E-mail;
  • Telefone e outros.

Com essa variedade de canais nos quais os atendimentos automatizados podem ser realizados, a tecnologia proporciona diversos benefícios para as empresas.

Quais os benefícios dessa tecnologia na área de negociações e cobranças?

Assim como os agentes digitais podem proporcionar uma experiência inovadora no atendimento ao cliente,  as centrais de cobrança também têm muito a ganhar.

Redução de custos

O primeiro benefício refere-se à redução de custos, pois o agente digital tem uma capacidade de atendimento muito superior ao de operadores e o investimento no sistema tem um custo menor do que a manutenção de um número elevado de atendentes.

A tecnologia permite aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento) devido permitir uma redução da estrutura física da empresa e da necessidade de treinamentos.

Otimização da operação

Enquanto dois atendentes fazem uma média de 300 ligações por dia, o agente digital é capaz de realizar cerca de 900 atendimentos, o que torna a produtividade muito superior e a operação mais otimizada e com maiores chances de retornos.

Melhor experiência do cliente

Por fim, a experiência do cliente é um determinante, pois o agente digital adéqua o tom e abordagem de acordo com o perfil do cliente e do caso específico, proporcionando personalização no atendimento.

A maior satisfação do consumidor também se deve a maior rapidez no atendimento, visto que com essa tecnologia o tempo de espera para ser atendido é significativamente menor.

Como a Olos facilita as negociações e cobranças?

A Olos possui uma solução exclusiva de agente digital. Integrado ao OlosChannel, o Olos Web Interactive (OWI) é uma plataforma visual, sonora e interativa capaz de executar funções de cobrança, vendas e SAC, demonstrando produtos, fazendo negociações, coletando dados e tudo o que seu negócio precisar.

Para saber mais sobre o nossas soluções para engajamento de clientes, entre em contato conosco e agende uma visita demonstrativa!

Deixe uma resposta