Agente digital: saiba como essa tecnologia auxilia na retenção de clientes

Atualmente, a qualidade do atendimento está intimamente relacionada com a melhor capacidade de retenção de clientes e mais satisfação na jornada de atendimento. Nesse cenário, o uso do agente digital torna-se fundamental para proporcionar agilidade e eficiência.

O agente digital é uma tecnologia que permite automatizar o atendimento por diferentes canais, de voz ou texto, garantindo um atendimento padronizado e sem perder a humanização do contato.

Essa tecnologia utiliza inteligência de dados, dicionários semânticos e mapas mentais para aprimorar o atendimento ao cliente. Assim, quando um consumidor entra em contato com uma empresa e é atendido eletronicamente, pode ter certeza de que existe um agente digital por trás desse processo.

Qual o impacto do agente digital no relacionamento e retenção de clientes?

Ao compreender o que é o agente digital, o gestor deve entender como essa solução impacta o relacionamento e atendimento ao cliente da marca. A seguir, destacamos três fatores que são influenciados por esse tipo de tecnologia, confira!

Experiência omnichannel

O agente digital está diretamente relacionado à experiência omnichannel. Isso consiste em oferecer diversos canais para o atendimento, de forma que o consumidor possa fazer contato pelo canal que possui mais afinidade, seja por voz, ou por texto, na hora que lhe for conveniente.

Além de oferecer mais possibilidades de contato para o cliente, ao utilizar uma solução de engajamento de clientes, se torna possível monitorar todo o contato e obter um mapeamento da jornada de atendimento, através de relatórios unificados.

Personalização do atendimento

A união dessas tecnologias oferece inteligência de mercado para a empresa, pois permite que ela realize o mapeamento e monitoramento da jornada de atendimento dos clientes de forma personalizada.

Ao identificar os canais mais relevantes para o consumidor e manter a abordagem por ele, garante-se mais satisfação nos contatos realizados pela empresa. Além disso, o agente digital utiliza inteligência de dados e aprendizado de máquina para otimizar os atendimentos, de forma a proporcionar uma experiência mais completa ao cliente.

Retenção de clientes

Como resultado dessa diversidade de canais nos quais é possível realizar o atendimento ao cliente e a personalização dos contatos, com o agente digital automatizando e agilizando as abordagens para que elas sejam mais eficazes, o resultado é a retenção de clientes.

Atualmente, a capacidade de retenção e fidelização de clientes está diretamente relacionada com a experiência proporcionada, que também é influenciada pela qualidade do atendimento, canais disponíveis, a agilidade e a efetividade do contato.

Como os agentes digitais funcionam?

Os agentes digitais podem ser usados em diferentes canais, como telefone, chatbot do Facebook, WhatsApp, Telegram, Skype e outros. Eles utilizam inteligência de dados para aumentar a qualidade dos contatos e proporcionar mais satisfação aos clientes.

Você também pode contar com outras funcionalidades exclusivas do OlosChannel, como o Olos Web Interactive (OWI), o videobot da Olos.

O OWI é uma plataforma visual, sonora e interativa desenvolvida para realizar diversas tarefas de atendimento ao cliente, como cobrança, vendas e SAC, demonstração de produtos, negociações e coleta de dados.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma visita demonstrativa!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!

Deixe uma resposta