Agente digital: como a automação transforma o atendimento virtual

O novo cenário do relacionamento com o cliente, baseado principalmente no atendimento virtual, demanda que as empresas invistam em uma série de inovações, como o agente digital.

Esse tipo de tecnologia viabiliza a automação do atendimento com a qual a organização consegue otimizar processos, reduzir custos, facilitar as operações e aumentar a produtividade.

Atualmente, a automação, por meio do agente digital, pode ser direcionada a diversas tarefas do atendimento virtual, como SAC, vendas e cobranças. 

Leia mais: Como melhorar o atendimento com automação de processos e plataforma omnichannel?

Conheça 7 benefícios do agente digital

Os benefícios do agente virtual estão entre os responsáveis pela profunda transformação no atendimento ao cliente que essa tecnologia viabiliza.

Conheça a seguir algumas das vantagens que podem ser obtidas com o investimento na automação de processos por meio da adoção do agente digital.

1. Aumenta a produtividade e agilidade

Com a automação, parte das atividades de atendimento são executadas por robôs, o que reduz a demanda pelos atendentes humanos, que podem se dedicar aos casos mais complexos.

Com o agente digital soma-se a esse benefício a agilidade do processo, pois parte do atendimento, como confirmação da identidade, entendimento do problema e direcionamento ao setor correto ocorrem de forma automática.

Dessa forma, mesmo contatos que precisam ser encaminhados aos atendentes são mais ágeis.

Veja ainda: 3 tecnologias para aumentar a produtividade no atendimento ao cliente

2. Viabiliza a modernização

A modernização dos processos é uma demanda necessária às empresas que buscam diferenciar-se da concorrência e promover uma experiência personalizada aos clientes.

Nesse caso, o agente virtual garante a modernização tecnológica nos processos da companhia, que vai em direção às atuais demandas corporativas.

3. Reduz do tempo de atendimento

Como visto, a automação garante uma triagem inicial para a totalidade dos contatos feitos pelos consumidores, de forma que o tempo total de atendimento é reduzido, o que influencia a produtividade dos times e satisfação dos clientes.

A demanda pode ser resolvida totalmente pelo menu do agente digital, o que garante um autoatendimento rápido, realizado a qualquer hora e dia e que entrega a solução esperada pelo consumidor.

Outra opção, é que seja feita a transferência ao atendente em casos mais complexos, no entanto, a triagem inicial já coleta as informações necessárias, como histórico do cliente, problema relatado, confirmação da identidade e outros. 

4. Elimina tempo de espera

Um dos principais desafios das empresas é reduzir ou mesmo eliminar o tempo de espera que causa insatisfação nos consumidores e, muitas vezes, desistência sem resolução do problema.

Com a automação promovida pelo atendimento virtual, todos os contatos são prontamente atendidos, eliminando a fila de espera e, como parte significativa dos problemas é resolvida pelo agente digital, descongestiona o fluxo encaminhado aos atendentes.

Leia ainda: Qualidade no atendimento: como reduzir a fila de espera no call center?

5. Aumenta a resolução de problemas

Muitos clientes desistem de um atendimento simplesmente pelo tempo de espera ou dificuldade em encontrar o setor adequado para sua demanda.

O agente digital elimina esses dois problemas que interferem na resolução dos chamados, de forma que mais clientes conseguem resolver as questões com eficiência e sem necessidade de diversos atendimentos que congestionam o sistema.

6. Inteligência de dados e personalização

Entre as principais vantagens do atendimento virtual é que todo o histórico do cliente fica facilmente acessível, o que viabiliza a personalização do menu e também das soluções oferecidas.

Saiba também: Hiperpersonalização e inteligência de dados para aumentar as vendas

Com a inteligência de dados, que se torna mais assertiva a cada contato, o cliente recebe um atendimento diferenciado, compatível com suas necessidades.

7. Promoção da fidelização

A satisfação dos clientes e consequente fidelização é o objetivo de qualquer companhia comprometida com a experiência de compra e que almeja solidez e crescimento.

Com a eficiência, agilidade e qualidade do atendimento promovido pelo agente virtual, esses objetivos são alcançados com menor custo operacional e melhor execução da estratégia de relacionamento.

Leia mais: Qualidade no atendimento e satisfação do cliente: como lidar com consumidores desafiadores?

Como escolher a solução ideal para companhia?

Para que o agente digital realmente proporcione todos esses benefícios esperados pelos gestores, é preciso selecionar uma solução eficiente e completa e que seja disponibilizada por uma empresa com experiência no mercado.

A Olos Tecnologia oferece soluções inovadoras para atendimento virtual, incluindo o OWI – Olos Web Interactive, que consiste em uma evolução das soluções básicas de agentes virtuais.

O OWI é uma plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa que utiliza inteligência de dados para executar com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, demonstrações de produtos, negociações e coleta de dados.

Veja também: Como a operação omnichannel derruba barreiras de atendimento

Com o OWI, a empresa pode automatizar toda a estratégia de atendimento ao cliente e também integrar com outras soluções da Olos Tecnologia, como o OlosChannel, plataforma omnichannel para garantir um atendimento personalizado e consistente em múltiplos canais.

Quer saber mais sobre o Olos Web Interactive e outras soluções de atendimento da Olos Tecnologia? Converse com nossos especialistas!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.

Deixe uma resposta